São Paulo, sábado, 16 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rutles voltam com CD "Archaeology"

PAULO CAVALCANTI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Quando o Oasis lançou seu primeiro single, alguns jornais ingleses torceram o nariz, dizendo: "Esses caras fazem os Rutles parecerem originais". Muita gente não entendeu a citação.
Os não iniciados agora podem entrar de cabeça na "rutlemania". Está saindo "Archaeology", a volta da mais espetacular paródia feita em cima dos Beatles. O CD sai pela Virgin e pode ser adquirido via importação.
A idéia de criar os Rutles surgiu do comediante Eric Idle (ex-Monty Phyton, grupo patrono do novo humor inglês) e do músico Neil Innes (ex-membro da Bonzo Dog Band, banda cult dos 60).
A equipe de produção do programa "Saturday Night Live" encomendou especial de uma hora de duração, que foi batizado "The Rutles -All You Need Is Cash". O show foi ao ar em março de 1978.
Cada aspecto da vida e obra dos Beatles foi satirizado meticulosamente -capas de disco, apresentações na TV, evolução visual.
Idle e Innes viveram respectivamente Dirk McQuickly e Ron Nasty, inspirados em Paul McCartney e John Lennon. Ricky Fataar (ex-Beach Boys) e John Halsey (ex-Timebox) fizeram Stig O'Hara e Barry Wom, na cola de George Harrison e Ringo Starr.
A trilha sonora foi um caso à parte. Innes, um dos mais talentosos compositores do pop inglês, criou pérolas como "Hold My Hand", "Ouch!", "Love Live", "Get Up And Go" e outras.
Nessas músicas, incluía citações a várias canções dos Beatles, tanto nas letras quanto nos arranjos e vocais. Adivinhar quais eram as citações tornou-se verdadeiro passatempo para beatlemaníacos.
Outro ponto alto do especial de TV foram as participações especiais -Mick e Bianca Jagger, Paul Simon, John Belushi, Dan Aykroyd, Ron Wood, Bill Murray.
Para confirmar o aspecto iconoclasta do projeto, Idle convidou seu amigo George Harrison, que no especial faz um repórter de TV.
Apesar

Texto Anterior: Manchete cancela exibição de desenho animado japonês
Próximo Texto: CD é cheio de referências
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.