São Paulo, sábado, 16 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Performance mostra os pecados capitais

FERNANDO OLIVA
DA REDAÇÃO

Éder Santos transforma pecados capitais em imagem. Sandra Pena, em poesia. A interpretação musical fica com Paulo Santos.
"Passagem de Mariana", videoperformance que acontece hoje no 11º Videobrasil, usa seis câmeras de vídeo, oito projetores, duas ilhas de edição e nove músicos para interpretar os sete pecados capitais da luxúria, gula, ira, cobiça, preguiça, orgulho e inveja.
Tudo acontece numa espécie de aldeia, com os músicos tocando em seis tendas no estilo dos índios apaches norte-americanos. Dentro de cada uma, câmeras de vídeo abastecem as ilhas de edição do videomaker Éder Santos. Com iluminação interna, cria-se um efeito de sombras chinesas. E grandes silhuetas dos instrumentistas são vistas pelo público.
Paulo Santos, do grupo mineiro Uakti, criou sete movimentos musicais de quatro minutos cada, um para cada pecado.
Enquanto a banda -trombone, teclado, bateria, baixo, percussão e quatro vocais- toca, Éder edita suas imagens e projeta nas paredes de pano das cabanas, fundindo com as silhuetas dos músicos. "Forma-se um acampamento de imagens", sugere Éder.
Os versos que a poetisa Sandra Pena fez baseado na música de Paulo Santos aparecem num telão de cinco metros de altura. "Meu coração se fecha de rubra volúpia e vergonha: ovelha que deseja lobo", é o texto de Pena para o pecado da gula. A inveja será apresentada como "alma armada em granito, olho branco e cego, pupila que não dilata".
Para a preguiça: "Fecho os olhos e vejo a cor das minhas pálpebras". Ira: "Ando tecendo mortalhas. Não como Penélope: ou não as desmancho de noite".
Os 30 minutos de "Passagem de Mariana" só foram apresentados uma vez, em Belo Horizonte. O nome foi escolhido por Éder Santos, inspirado num vilarejo entre as cidades históricas de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais. A relação entre a pequena vila e a performance de hoje? "Foi a loucura... não dá para explicar direito", diz Éder.
Esta não é a primeira vez que a parceria Éder e Paulo Santos rende uma produção usando vídeo. Em 1990, no 8º Videobrasil, foram premiados com "Não Vou à África Porque Tenho Plantão". Na décima edição do evento, mostraram "Poscatidevenum".
Desejos e Medos
Outro destaque da programação de hoje no Videobrasil é a apresentação do CD-ROM "Desejos e Medos", feito em Paris por Gisela Domschke e Fabio Itapura.
O CD trabalha com depoimentos colhidos em vídeo no metrô parisiense. Domschke e Itapura abordaram cerca de 250 pessoas com as perguntas: "Qual seu maior medo?" e "Qual seu maior desejo na vida?" As imagens do CD-ROM serão projetadas num telão.

Performance: Passagem de Mariana
Quando: hoje, às 22h
CD-ROM: Desejos e Medos
Quando: hoje, às 17h
Onde: Sesc Pompéia (r. Clélia, 93, tel. 011/871-7788)

Texto Anterior: CD é cheio de referências
Próximo Texto: Programação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.