São Paulo, sábado, 16 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indochinesa ganha prêmio na França

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A escritora indochinesa Pascale Roze, 35, foi a ganhadora do Goncourt, o mais importante prêmio literário francês, com o livro "Chasseur Zero".
Foi uma premiação surpreendente, já que Roze derrotou favoritos como o francês Eduardo Manet (com "Rapsodia Cubana") e a canadense Nancy Huston (com "Instruments des Témbres").
Ninguém esperava que Roze conseguisse vencer com seu primeiro romance. A escritora, ex-atriz de teatro, era conhecida como autora de peças teatrais.
Desde a criação do prêmio, em 1903, houve apenas quatro casos de autores premiados com seu romance de estréia.
Também foram poucas as mulheres a merecerem a distinção. Nos últimos 93 anos, apenas sete delas levaram o prêmio.
A última premiada foi Marguerite Duras, em 1984 -citada por Roze como sua maior influência.
"Chasseur Zero" trata da relação entre uma jovem e um piloto suicida, que chega à loucura por causa de um trauma. Ele teria matado o próprio pai em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial.
O Gouncour, que premia o escritor com a quantia simbólica de US$ 10, costuma garantir a seus vencedores uma vendagem mínima de 100 mil exemplares.

Texto Anterior: Programação
Próximo Texto: Novo tributo a Arnaldo inclui inéditas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.