São Paulo, sábado, 16 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileira vence Smirnoff International

ERIKA PALOMINO
ENVIADA ESPECIAL A TORONTO

O Brasil vive outro conto de fadas na moda. A mineira Angélica Oliveira, 23, venceu anteontem à noite em Toronto (Canadá) o Smirnoff International Fashion Awards 96.
Há cinco anos o concurso se dedica a revelar novos talentos entre estudantes de moda do mundo todo (no Brasil existe há três).
Neste ano concorreram 7 mil jovens estilistas, vindas de 31 países diferentes.
Angélica, vencedora entre os dez finalistas brasileiros, ganhou US$ 10 mil pelo prêmio internacional.
A decisão dos jurados foi unânime. São eles os estilistas Katherine Hamnett, Antonio Berardi (que esteve na final brasileira do evento), Jasper Conran, Joe Casely-Hayford (também no Brasil em edição anterior do concurso), Marie Saint Pierre e as jornalistas Jeanne Beker (da TV canadense) e Anne Dussart, da revista "Elle" francesa.
"Não tivemos nenhuma dúvida em relação ao primeiro lugar", disse o presidente do júri, Casely-Hayford.
"Angélica é a que mais se encaixa no espírito do concurso. Temos certeza de que ela vai ter uma influente carreira na moda."
O tema do Smirnoff 96 foi "Inner Vision" (visão interior). "A vida é um mosaico de experiências históricas e culturais, em que trazemos memórias fragmentadas, mitos e rituais", dizia o regulamento do concurso.
Angélica conta que se baseou exatamente nessa frase para criar sua "Mãe D'água", inspirada no folclore mineiro (leia texto nesta página).
A segunda colocada foi a finlandesa Meri Siippainen, com um vestido de cunho ecológico executado em madeira.
Xiubi Ou Yang, da Nova Zelândia, tirou o terceiro lugar com uma roupa de lycra vestida por uma modelo dentro de uma estrutura redonda, como uma bolha -tradução de uma história contada pela avó da estilista.
Babel fashion
O clima do concurso é de uma simpática babel fashion. Jornalistas, representantes dos países e estilistas somam cerca de 150 pessoas à volta do concurso, que reuniu 3 mil pessoas anteontem.
Entre os estilistas que ganharam oportunidades no Planeta Fashion a partir de sua participação do Smirnoff estão a inglesa Pam Blundell, hoje parte da bem-sucedida dupla Copperwheat Blundell, e o brasileiro Sergio Machado.
Ex-assistente de Vivienne Westwood, Machado trabalha atualmente com o também inglês John Galliano.

A jornalista Erika Palomino viajou a convite da organização do Smirnoff International Fashion Awards.

Texto Anterior: Giacometti traduz Dom Quixote em bronze
Próximo Texto: Roupa tem crochê, juta e sementes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.