São Paulo, sábado, 16 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio recebe "Retrospectiva Lina Bo Bardi"

ERIKA SALLUM

free-lance para a Folha A partir da próxima semana, uma série de eventos irão relembrar o trabalho de uma das maiores arquitetas que o Brasil já teve, Lina Bo Bardi.
Na próxima quarta-feira, chega ao Rio de Janeiro a "Retrospectiva Lina Bo Bardi", organizada pelo Instituto Lina Bo e P.M. Bardi e que será realizada no Paço Imperial (pça. Quinze, 48, centro, tel. 021/252-6613).
Inaugurada em 1993, a mostra já passou por 16 cidades brasileiras, além de Lisboa, Barcelona, Londres, Paris, Viena, Milão e Helsinki, entre outros centros europeus e países da América do Sul.
A exposição é formada por desenhos, plantas, fotos, cadeiras, maquetes e uma escultura. Também há um livro-catálogo e um vídeo sobre a arquiteta, feito por Aurélio Michile e Isa Grispun Ferraz.
"Esse projeto ajudou a divulgar a obra da Lina, que até então era desconhecida do grande público", disse Marcelo Ferraz, arquiteto e curador da retrospectiva.
Italiana naturalizada brasileira, Lina Bo Bardi tem entre seus projetos mais famosos o Museu de Arte de São Paulo (Masp).
Trabalhou na restauração do Palácio das Indústrias, atual sede da Prefeitura de São Paulo, e do centro histórico de Salvador, além de fazer cenografia de filmes e peças, como "Ubu", do grupo Ornitorrinco.
A arquiteta era casada com o marchand, crítico de arte e jornalista Pietro Maria Bardi.
Do Rio, a mostra segue, em janeiro de 1997, para o Museu de Arquitetura e Design de Chicago e para outras cidades norte-americanas.
Livros
No dia 10 de dezembro deste ano, a editora Blau vai lançar um livro sobre a arquitetura do Sesc Pompéia, projeto de restauração criado por Lina.
Ela também está presente em uma publicação, lançada pelo próprio Sesc para comemorar os 50 anos da instituição e que deve sair no final do ano.
Para o fim de 1997, está previsto o lançamento de outro livro, dessa vez todo dedicado ao trabalho da arquiteta. A obra será realizada pela Universidade Politécnica de Barcelona, em parceria com a editora espanhola Santa & Cole.
(ES)

Texto Anterior: Saiba o que é polytheama
Próximo Texto: Vídeos iniciam "semana do negro"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.