São Paulo, sábado, 16 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

70 mil fogem em Uganda

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Fortes combates no extremo oeste de Uganda causaram a fuga de 70 mil pessoas da região.
Ontem foi o terceiro dia de enfrentamentos entre os rebeldes de Uganda, apoiados pelos soldados do Zaire, e o Exército de Uganda, que por sua vez tem o apoio dos rebeldes tutsis do Zaire.
Em apenas um ataque anteontem, promovido com a ajuda do Zaire, os rebeldes de Uganda mataram cinco pessoas, no posto de fronteira próximo a Kasese.
O Zaire havia acusado Uganda de estar ajudando os rebeldes tutsis zairenses (banyamulenges) em sua ação no leste do país. A ajuda zairense aos rebeldes ugandenses poderia ser uma retaliação.
Os rebeldes de Uganda, que querem derrubar o governo do país, também estão atacando desde as bases que mantêm no Zaire.
Eles estariam se aproveitando da crise de refugiados, já que vários deles foram a Uganda, para entrar no país e promover os ataques.
O governo de Uganda chegou ao poder com a ajuda dos tutsis ruandeses que estavam refugiados no país antes de voltarem para Ruanda e retomarem a guerra civil.

Texto Anterior: A crise dos refugiados
Próximo Texto: Milícia incitou genocídio tutsi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.