São Paulo, sábado, 16 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OMS confirma casos do cólera

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Organização Mundial da Saúde disse ter confirmado novos casos do cólera no leste do Zaire.
Testes de laboratório feitos em 14 pacientes que se apresentaram ao principal hospital de Goma confirmaram que eles têm a doença.
Os doentes haviam vindo de região próxima a Mugunga, onde, antes da recente fuga, havia centenas de milhares de refugiados sem acesso à ajuda internacional.
"Há todos os elementos para uma situação dramática -o cólera, possivelmente outras epidemias, a subnutrição e os ferimentos de guerra", disse a médica espanhola María Neira, que coordena grupo da OMS para o cólera.
Os médicos disseram suspeitar que haja casos do cólera também na região de Bukavu.
O grupo Médicos em Catástrofe Internacional disse no início da semana que havia casos do cólera a sudoeste de Bukavu. Na região, há cerca de 250 mil refugiados.
Cerca de 30 mil pessoas morreram por causa de uma epidemia do cólera na mesma região em 1994, quando hutus ruandeses fugiram de Ruanda em direção ao leste do Zaire após o genocídio dos tutsis.
A médica espanhola da OMS deve viajar para o Zaire junto com dois outros médicos no fim-de-semana para avaliar a situação.
Neira disse que a OMS teme também a epidemia de uma febre hemorrágica "pior do que o cólera".
A situação dos 14 pacientes em Goma é desconhecida, mas a médica espanhola disse acreditar que eles ainda estejam vivos.

Texto Anterior: Ataque causa volta de 700 mil a Ruanda
Próximo Texto: A crise dos refugiados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.