São Paulo, domingo, 17 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aos 22, Maria já teve 7 filhos

ARI CIPOLA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM VERMELHO (PE)

Aos 22 anos, Maria Zuleide Florinda da Conceição já teve sete filhos. Quatro morreram antes de um ano de vida, dois estão com ela e a caçula, Bruna Geovana, de dois meses, foi dada a uma tia.
João, José, Marli e Mailson estão enterrados no cemitério de Vermelho, distrito a 70 km de Santa Maria da Boa Vista (PE). Nenhum deles chegou a ter registro de nascimento. Todos foram enterrados de forma clandestina.
A vida de Maria retrata a ausência do poder público em várias regiões do país.
Analfabeta, Maria nunca fez parte de um programa de suplementação alimentar e nunca obteve informações sobre controle de natalidade. Há apenas quatro meses passou a receber agentes de saúde em casa.
Os dois filhos que estão com ela, Devanilson, 6, e Cleideano, 2, só passaram a ser cidadãos brasileiros a partir da última campanha eleitoral, quando ganharam de um candidato a vereador o registro de nascimento.
Maria foi abandonada pelo marido por um ato de machismo comum dos sertanejos.
"Um cabra abriu a porta de casa, e o meu marido achou que eu estava dando liberdade e foi embora. Me abandonou com seis meses de grávida. Quando a Bruna nasceu, preferi dar para não morrer de ver ela morrendo", afirmou.
Mesmo assim, Maria se diz contente. "Minha vida está boa. Vou levando a minha vida assim mesmo, como Deus quis."
(AC)

Texto Anterior: 'Não posso nem trabalhar certo'
Próximo Texto: Bebê morto ficou esquecido no hospital por 5 dias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.