São Paulo, domingo, 17 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Droga age antes em mulheres

JAIRO BOUER
DO ENVIADO ESPECIAL

A proteção alcançada com as drogas que reduzem o colesterol aparece mais precocemente em mulheres do que em homens.
No Care, a maior proteção para os homens foi detectada depois de dois anos e meio de tratamento. Para as mulheres, o benefício apareceu no final do primeiro ano.
O perfil das mulheres no Care era um pouco mais "grave" do que o dos homens: média de idade mais elevada (61,2 anos), mais fumantes, mais hipertensas, mais casos de doença cardíaca na família, mais diabéticas e mais expostas a múltiplos riscos.
Segundo Bruno Caramelli, do Instituto do Coração (InCor) do HC-USP, a população feminina se comporta de forma diferente da masculina com relação às doenças coronárias e aos infartos.
Em 1992 (últimas estatísticas fechadas nos EUA), 479 mil mulheres morreram por causa cardiovascular -52% do total das mortes em mulheres no país. 233 mil delas foram por doenças nas coronárias.
44% das mulheres que têm infarto morrem em um período de um ano. Em contraste, 27% dos homens morrem no mesmo período.
Estudos mostram que aos 55 anos, os níveis de colesterol em mulheres são maiores do que aqueles nos homens.
Muitas mulheres, após a menopausa recebem reposição hormonal com estrógenos para protegê-las contra o infarto. Todos esses fatores podem ter influência no maior benefício observado nas mulheres.
(JB)

Texto Anterior: Saiba mais detalhes sobre os "tipos" de colesterol
Próximo Texto: Caminhadas diminuem o risco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.