São Paulo, domingo, 17 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Educação pode ter 'PAS escolar'

DA REPORTAGEM LOCAL

Celso Pitta não prometeu em seu programa de governo, mas a privatização da educação poderá ser a principal marca do seu governo. E a mais polêmica também.
O prefeito eleito dispõe de um estudo feito pela Fundação Escola de Sociologia e Política, a pedido da Secretaria do Planejamento, que prega a criação do PAS escolar.
O PAS (Plano de Atendimento à Saúde) transferiu a gestão dos hospitais municipais para cooperativas privadas de médicos.
O PAE (Plano de Atendimento à Educação) teria o mesmo princípio. Entidades de direito privado, sem fins lucrativos (cooperativas de trabalhadores autônomos, entidades beneficentes, associações de bairro etc) passariam a gerenciar uma unidade básica de gestão.
Essa unidade poderia ser uma única escola ou uma pequena região (com mais de um estabelecimento de ensino). O modelo de financiamento seria o do pré-pagamento, por aluno matriculado.
A privatização do ensino causaria ainda mais polêmica que o PAS. Educadores dizem que a medida tiraria do Estado o dever de oferecer ensino público de qualidade.

Texto Anterior: Classe média terá Cingapura
Próximo Texto: Proposta isenta 'micros' de IPTU
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.