São Paulo, domingo, 17 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fifa quer tomar posse de outros terrenos

RODRIGO BUENO
ENVIADO ESPECIAL A SALVADOR

A Fifa, entidade que controla o futebol mundial, decidiu tomar posse de outros terrenos.
Após difundir o futebol de campo por todo o planeta, o brasileiro João Havelange, presidente da entidade, comanda agora uma investida sobre a areia.
Em reunião realizada na semana passada, na cidade de Zurique (Suíça), a Fifa anunciou que passará a regulamentar o "beach soccer" (futebol de areia).
A modalidade passará por uma uniformização de regras -hoje, dependendo do lugar, o esporte é jogado de maneiras distintas- e ficará sob a tutela da Fifa.
A entidade, na tentativa de ampliar cada vez mais o seu poder, planeja controlar todo o tipo de prática que tenha ligação com o futebol.
Desde 89, por exemplo, a federação comandada por João Havelange encampou o futsal.
O Mundial dessa modalidade, que começa no próximo dia 24, na Espanha, já será o terceiro a ser organizado pelo órgão.
A 3ª Copa América de Futebol de Areia, cuja final será disputada hoje, na arena montada no Aeroclube de Salvador (BA), ainda conta com a supervisão da International Beach Soccer Association, principal entidade controladora da modalidade.
Os próximos torneios de futebol de areia já poderão estar sob a jurisdição da Fifa.
A idéia da entidade é estender o futebol praticado em outros terrenos que não o campo de grama para todo mundo.
Normalmente, essas práticas se restringem a poucos países.
O futebol de areia, por exemplo, ainda está bastante limitado ao Brasil e aos Estados Unidos, país que conta com vários atletas oriundos da praia, como acontece no vôlei.
Mas as pretensões da Fifa são bem maiores. A entidade planeja fazer com que o futebol ganhe mais espaço nos Jogos Olímpicos.
O futsal, talvez já nos jogos do ano 2000, em Sydney (Austrália), e o futebol de areia, mais adiante, deverão ser modalidades do futebol na Olimpíada, obedecendo a mesma relação que o vôlei de praia teve com o vôlei de quadra nos Jogos de Atlanta, realizados este ano.

O jornalista Rodrigo Bueno viaja a convite da organização do evento

Texto Anterior: Brasileiros fazem mistério na Espanha
Próximo Texto: Brasil vai de 'quarentões'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.