São Paulo, domingo, 17 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Descubra o baby búfalo

RITA LOBO

Nova carne no mercado é mais saudável e menos calórica
Certa vez, numa conhecida confraria aqui de São Paulo, em que a cada reunião apenas dois integrantes cozinham para o resto do grupo, foi servido como prato principal uma receita de Joel Robuchon, o prestigiado chef francês. Poucos dias depois, um dos que tinha apenas "degustado" o prato foi convidado para participar de um programa de TV em que teria que preparar uma receita qualquer. O multimídia foi logo passando a receita do amigo, que nem do amigo era.
Um dos cozinheiros estava tranquilo em casa, assistindo à sua TV, quando surge aquela receita, tão dele, nas mãos de outro. Sentindo-se traído, indignado, mas sem querer acusar o golpe, disse que não era por ele não; mas pelo menos um crédito para Robuchon.
Quem conta um conto aumenta um ponto. Originalmente, a tal receita é feita com carne de cordeiro que por sua vez é assada dentro de uma massa de pão. Come-se a carne e come-se o pão. Na versão que chegou às minhas mãos, já havia uma modificação; a massa não era de pão. E eu achei ótimo. Coisas de mulher em semana "diet". Você faz a massa, engana-se, mas nem querendo dá para comer. Para ficar ainda mais saudável, fiz mais uma pequenina substituição: troquei o cordeiro por carne baby búfalo. Apenas um detalhe. Mas é que tem metade das calorias, 10% da gordura e 1/3 a menos de colesterol. E deu certo!

Assado de baby búfalo
ingredientes
1 peça de mignon de baby búfalo ou cordeiro
2 hastes de tomilho para cada quilo de carne
pimenta do reino
180 g de farinha de trigo
2 claras de ovo
200 ml de água, ou o quanto necessário
3 ramos de alecrim fresco
12 hastes de tomilho
2 gemas levemente batidas, para pincelar a massa

Modo de fazer
Como diria minha amiga Roberta, debulhe o tomilho e esfregue na carne junto com a pimenta. Reserve. Para fazer a massa, coloque no processador de alimentos o sal e as ervas (somente as folhas) e pulse uma vez. Acrescente a metade da água e, com o processador em movimento, coloque as claras. Sem desligar, vá colocando a farinha "de colherada" e alternadamente com o restante da água. Termine o trabalho na mão até que a massa fique bem lisinha, sem grudar e não muito mole. Faça uma bolota e embrulhe em papel filme. Deixe descansando na geladeira por no mínimo duas horas.
Numa superfície de trabalho enfarinhada, abra toda a massa com um rolo de macarrão. Coloque a carne no centro, feche a massa, molhe os dedos e passe na junta para colar. Ela deve ficar "hermeticamente" fechada. Passe um pouco de farinha e coloque de ponta cabeça numa assadeira. Pincele o lado superior com a gema e decore com ervas.
No forno bem quente, asse por 18 minutos. Retire a carne e deixe descansando por cerca de 25 minutos. Ela termina de assar fora do forno, dentro do pão. Corte em fatias e não coma a massa. Sirva com purê de batata ou de mandioquinha.

Baby búfalo: Carnes Wessel. Av. Brig. Faria Lima, 1092.

Texto Anterior: Depilação definitiva
Próximo Texto: Dupla sertaneja
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.