São Paulo, domingo, 17 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gay enfrenta preconceito em 'Xica'

CRISTINA RIGITANO
DA SUCURSAL DO RIO

O ator Guilherme Piva pensou duas vezes antes de aceitar interpretar o peruqueiro Zé Mulher, na novela "Xica da Silva", da Rede Manchete. Piva temia ficar estigmatizado pelo papel de homossexual.
"Pensei que ia sofrer perseguição, como o André Gonçalves, que fez um homossexual numa novela da Globo. Mas não tive manifestações desagradáveis. Só recebo elogios. O André fazia um personagem sem composição, era ele mesmo. Se tiro o aplique e a maquiagem, dificilmente sou reconhecido", diz Piva.
Através do Zé Mulher, o ator quer apoiar os gays. "Homossexualismo não é doença, é uma opção. Vamos deixar cada um ser feliz como quiser."
Comparando os dias de hoje ao tempo de Xica da Silva, Piva chegou à conclusão que os gays ainda sofrem preconceito, mas, segundo ele, a situação melhorou. "Na época da Xica da Silva o homossexual era condenado à morte, era queimado vivo."
Com medo de ter o neto na fogueira, a bruxa Benvinda (Míriam Pires) faz um feitiço para que ele e a costureira Elvira (Giovanna Antonelli) se apaixonem. Resta saber se a bruxaria surtirá efeito em Zé Mulher.
Piva aposta que Zé Mulher continuará gostando de homem e não trocará a companhia do escravo Paulo (Deo Garces) pela costureira. "Não sei se esse romance vai vingar. Acho que não vai se converter. Deve continuar gay convicto."
Xica da Silva (Taís Araújo) dará dicas de conquista a Elvira. "Ela vai mandar a costureira esperar o Zé Mulher, nua, na cama dele", conta Taís.

Texto Anterior: TV argentina busca atores brasileiros
Próximo Texto: Assembléia Legislativa terá seu canal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.