São Paulo, segunda-feira, 18 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Joca Jr. fica com título brasileiro

Vaga para Mundial está certa

SÉRGIO KRASELIS
ENVIADO ESPECIAL A UBATUBA

O potiguar Joca Jr., 27, é o campeão brasileiro profissional de surfe deste ano.
Ele ficou com o título nacional ao chegar, ontem, em segundo lugar na primeira bateria das quartas-de-final do Town & Country Surf Challenge, a última etapa do campeonato, disputada na cidade de Ubatuba (233 km a leste de São Paulo).
Naturalmente feliz com o título, Joca Jr. foi saudado pelas cerca de 5.000 pessoas que acompanharam a bateria na praia de Itamambuca, no litoral norte de São Paulo.
"Perseguia o título havia pelo menos quatro anos. Não dá para descrever a minha emoção", disse o surfista, que agora pretende festejar a conquista em sua casa em Natal, no Rio Grande do Norte.
"Estou casado há seis meses e ainda não consegui comprar os móveis de casa. Quem sabe agora vou fazer isso. Nem cadeira para sentar tem ainda", afirmou.
Com a conquista do título, Joca Jr. ganhou uma pick-up Corsa no valor de R$ 14 mil.
"Ainda não sei se vou vender o carro ou se irei testá-lo antes. Se tiver um motor legal, devo usá-lo para viajar", disse Joca Jr.
Mar 'mexido'
O surfista conquistou o título ontem em ondas de até um metro.
Mas, apesar de o mar estar "mexido", Joca Jr. declarou que "foram as melhores ondas de todo o Circuito Brasileiro".
Além do título brasileiro, o potiguar pode terminar o ano como o número um do ranking do World Qualifying Series (WQS), a divisão de acesso ao World Championship Tour (WCT), a primeira divisão do surfe mundial.
Com a vaga assegurada para a disputa do título mundial em 97, Joca Jr. ainda não sabe se vai para o Havaí (EUA) disputar as duas etapas finais do circuito do WQS.
"Pode ser que eu vá para Sunset Beach. Mas ainda estou em dúvida. Quero treinar muito para disputar a primeira etapa do WCT, que vai acontecer em janeiro", afirmou Joca Jr.
Primeiro título
Campeão brasileiro amador em 89, o surfista potiguar declarou que sempre quis colocar seu nome entre os campeões brasileiros.
No ano passado, Joca Jr. terminou o circuito nacional em terceiro. Perdeu a chance de ser campeão brasileiro na mesma praia de Itamambuca. O título ficou com o paulista Ricardo Toledo.
Saudado pela mulher, Adriane, que correu em sua direção assim que saiu da água como o novo campeão brasileiro, Joca Jr. espera ter uma boa performance no circuito mundial no ano que vem.
"Sei que o Mundial é 'casca'. Mas quero ter gás suficiente para chegar entre os 16 primeiros do mundo. Se conseguir isso, já vou me considerar uma pessoa feliz."

O jornalista Sérgio Kraselis viaja a convite da Town & Country Surf Design.

Texto Anterior: Campeonato Italiano; Recuperação; Desafio
Próximo Texto: Brasil acaba em 3º no World Challenge
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.