São Paulo, segunda-feira, 18 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vão-se as gorduras e fica a saúde

SILVIA RUIZ
DA REPORTAGEM LOCAL

O culto ao corpo perfeito fez dos regimes para emagrecer um hábito considerado absolutamente normal e necessário, como tomar banho ou escovar os dentes. Mas a verdade é que, a não ser nos casos de obesidade, fazer dieta para emagrecer não é normal e pode até fazer mal.
Os estudos mais recentes mostram que o único caminho seguro para chegar ao peso ideal é via reeducação alimentar. "O importante é aprender a comer. Não só para agora, mas para o resto da vida", diz o endocrinologista Alfredo Halpern.
Por isso esqueça a dieta da lua, da sopa, da fruta e afins. Você pode até perder peso, mas certamente voltará a engordar e, o que é pior, pode prejudicar o organismo.
Isso porque essas dietas são restritivas, ou seja, propõem um cardápio com apenas alguns tipos de alimento. E ninguém aguenta passar muito tempo comendo só mamão, abacaxi ou chuchu. O resultado é que depois de chegar ao peso desejado as pessoas voltam a comer como antes e o ponteiro da balança volta a subir.
Além disso, essas dietas não suprem as necessidades diárias de nutrientes necessárias para o organismo se manter, o que pode causar várias doenças, como anemia.
O segredo para chegar ao peso ideal, dizem os especialistas, é cortar os excessos. Isso quer dizer que você não precisa abrir mão de nada do que gosta (pizza, hambúrguer, sorvete), mas sim aprender a comer com equilíbrio.
Quem é louco por doce, por exemplo, não deve seguir uma dieta que proíba totalmente o consumo de açúcar. "O organismo acaba reagindo e, em pouco tempo, dá uma fissura louca e a pessoa acaba devorando uma caixa de bombom", diz o psiquiatra Táki Cordás, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas. A dica, nesse caso, é incluir, sem culpa, alguns doces na dieta.
Não tenha medo de comer massas nem açúcar. As verdadeiras vilãs são as gorduras (1 grama de açúcar tem 4 calorias, 1 grama de gordura tem 9 calorias). Chocolate, por exemplo, engorda mais pela gordura que contém do que pelo açúcar.
Se quiser comer macarrão, troque o molho branco (farto de gordura) pelo de tomate, por exemplo. Para a sobremesa, escolha gelatina ou doces feitos de fruta. Receitas com manteiga e creme são as que mais engordam.
A fórmula abaixo indica o índice de massa corporal da pessoa. É apenas um primeiro passo para se certificar da necessidade de um controle alimentar mais rígido.

Texto Anterior: As exigências dos Sex Pistols
Próximo Texto: Emagreça nos estereótipos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.