São Paulo, segunda-feira, 18 de novembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Seminários discutem fotografia e arte

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

O Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) inicia hoje o ciclo de palestras "Panoramas da Imagem".
O evento pretende discutir questões históricas, éticas e estéticas referentes à produção de imagens por meio da fotografia e à sua utilização como meio de informação, documentação ou fruição do belo.
As palestras de hoje, com os curadores Paulo Herkenhoff e Annateresa Fabris, terão o tema geral de "Imagens e Outros Mundos".
Serão discutidas as mudanças do olhar fotográfico ocorridas a partir das novas propostas da arte formuladas a partir dos anos 60.
O tema das palestras de amanhã é "Intenção Visual", com a presença da crítica de Arte Sônia Salzstein, que vai abordar os problemas ocorridos com a assimilação em grande escala da fotografia pelos artistas plásticos a partir da década de 80.
O ponto de partida, porém, é sempre nos anos 60, com Andy Warhol como ponto fundamental na construção de uma nova imagem do mundo, decorrente da união entre arte contemporânea e fotografia.
Também amanhã, a fotógrafa e artista plástica Rosângela Rennó estará falando sobre intenções e estratégias da fotografia, tendo como referência sua própria produção.
No terceiro dia de seminários, quarta-feira, Helouise Costa, professora de jornalismo na ECA-USP, voltará um pouco no tempo e abordará as relações entre as vanguardas artísticas (seja em fotografia que em artes plásticas) e a comunicação de massa.
(CF)

Seminários: Panoramas da Imagem
Quando: de hoje a 28 de novembro
Onde: auditório do Museu Brasileiro da Escultura (r. Alemanha, 221, Jardins, tel. 011/881-8611, ramal 210, das 14h às 20h)
Entrada: grátis

Texto Anterior: Maconha, aborto, união gay: armadilhas para lobos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.