São Paulo, segunda-feira, 18 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disputa na Romênia deve ser apertada

Iliescu tenta obter novo mandato

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente da Romênia, Ion Iliescu, e seu adversário, o anticomunista Emil Constantinescu, disputaram ontem os votos na mais acirrada eleição desde a queda do comunismo no país, em 1989.
Iliescu, no poder desde a revolta anticomunista, tenta obter mais um mandato de quatro anos.
Ele venceu Constantinescu por quatro pontos de vantagem no primeiro turno, mas pesquisas indicavam que o resultado poderia se reverter no segundo turno.
Os primeiros resultados da boca-de-urna eram esperados para a noite de ontem.
O partido de Iliescu foi derrotado nas eleições parlamentares, o que, segundo analistas, sinaliza uma tendência de mudança no eleitorado.
A oposição diz que os esquerdistas assumiram o controle da revolução de 1989. Para eles, a vitória vai melhorar a imagem da Romênia no exterior. O país é o único do Leste Europeu onde anticomunistas ainda não assumiram o poder.
Iliescu era membro do governo e se rebelou contra o ditador Nicolae Ceausescu, que foi executado.

Texto Anterior: Texaco paga quantia recorde por racismo; Presidente do Vietnã sofre derrame; Israel prevê demora em acordo para Hebron; Eleição na Tailândia deixa sete mortos; Passageiros empurram avião no Cairo
Próximo Texto: Pesquisa dá vitória à oposição romena
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.