São Paulo, segunda-feira, 18 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fracassa vôo para Marte

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Durou pouco o entusiasmo dos engenheiros aeroespaciais russos após o sucesso do lançamento da sonda espacial "Mars 96" na noite de sábado. A sonda com destino a Marte perdeu contato com o Centro de Comunicação Espacial da Criméia depois de 1h37 de vôo.
A causa provável do fracasso foi uma falha em um dos propulsores do foguete Próton-K, que carrega a sonda. O propulsor não realizou a segunda ignição, prevista para acontecer na "zona de silêncio" (período em que a sonda fica sem comunicação com a Terra).
O foguete saiu da zona de silêncio com 12 minutos de atraso e ainda enviou sinais por mais 3 minutos até perder contato. Se continuar na trajetória em que está, a sonda não sairá da órbita terrestre.
Segundo o chefe de controle da missão, o foguete e a sonda se incendiarão ao reentrar na atmosfera terrestre, "deixando de existir". Isso deve acontecer em até 30 dias.
A sonda leva 1,1 tonelada de equipamentos científicos de 20 países europeus e dos EUA e deveria chegar a Marte em setembro. Sua principal tarefa seria verificar indícios de água naquele planeta.

Texto Anterior: Neta de ditador pode aderir ao fascismo
Próximo Texto: Detido suspeito de matar irmão de Benazir
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.