São Paulo, segunda-feira, 18 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresárias divulgam a Disney no país

MARISTELA DO VALLE
DA REPORTAGEM LOCAL

As histórias de Vovó Stella e Tia Augusta se confundem com a evolução do turismo de brasileiros ao Walt Disney World.
Tia Augusta trabalhou como coordenadora na Stella Barros por oito anos e em 1990 abriu sua própria agência.
"Mas continuamos amigas. E todos os anos mando flores para a Vovó Stella em seu aniversário", diz Augusta Fortunato, 54.
A primeira viagem de cada uma delas à Disneylândia da Califórnia foi por motivos bem especiais.
Vovó Stella foi para lá em 1957, quando a filha Elizabeth fez 15 anos. "Em vez de fazer festa, ela celebrou a data com a viagem", conta Luis Barros, 53, filho de Stella Barros e diretor da agência.
Na época, Stella era presidente da Associação Cristã Feminina e já havia organizado viagens ao Chile e à Argentina para as associadas.
Mais tarde, montou a própria agência. Com franquias em 26 cidades, a Stella Barros abre, até fevereiro, mais quatro em São Paulo.
Até a inauguração da Disney da Flórida, o grande filão da agência era a organização de cursos de inglês na Universidade de Miami.
Para levar as netas à inauguração do parque, vovó Stella organizou uma viagem com netos e avós. Imitando os netos verdadeiros, as outras crianças também começaram a chamá-la de Vovó Stella.
Hoje, aos 87 anos e 45 passaportes, ela continua viajando e foi homenageada nos 25 anos do parque.
Tia Augusta
Tia Augusta viajou à Disney há 33 anos, em lua-de-mel. "Fiquei alucinada e resolvi que voltaria para lá todos os anos."
No ano seguinte, Tia Augusta e o marido, Pascoal Fortunato, montaram um grupo de 15 amigos e ganharam uma passagem de avião.
"Naquela época, éramos muito amadores e nem sabíamos que poderíamos ganhar dinheiro com isso", lembra Tia Augusta. Mas, aos poucos, foram se aperfeiçoando e se profissionalizaram. O casal trabalhou oito anos na Dimensão e depois na Stella Barros.
"Fizemos muitas inovações, como a criação de um envelope particular para colocar o dinheiro de cada criança que viaja sozinha."
Tia Augusta foi cinco vezes à "Porta da Esperança", programa de Silvio Santos, para presentear crianças com viagens à Disney.
Tia Augusta ainda passeia na Disney com os grupos e toma café com as crianças. "Antes da viagem, muitas delas não acreditam que eu existo. É engraçado."

Texto Anterior: WATERMANIA; PISCINAS; CASSADAGA; ANTIGUIDADES; OCALA; PARQUE
Próximo Texto: Tia Ginha sabe tudo sobre Walt Disney
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.