São Paulo, domingo, 24 de novembro de 1996 |
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UFSC tem 20 mil alunos a distância
ANDRÉ LOZANO
Os estudantes integram três principais programas de ensino a distância: engenharia de transporte em videoaulas, capacitação tecnológica para professores de 1º e 2º graus por teleconferência e pós-graduação em engenharia de produção por videoconferência (leia quadro ao lado). No primeiro caso, os cursos -específicos para transportadoras rodoviárias- são produzidos e gravados em fitas de vídeo no Laboratório de Ensino a Distância da UFSC e distribuídos para as empresas de transporte. A capacitação de professores é feita por teleconferências. Os cursos gravados são transmitidos por satélite e captados por antenas parabólicas por escolas e instituições de ensino. Os alunos tiram suas dúvidas por fax ou por telefone. O terceiro programa, mais avançado, é o mestrado por videoconferência. Profissionais da empresa Equitel fazem mestrado em engenharia de produção no próprio local de trabalho. A videoconferência permite que uma câmera filme a aula dada pelo professor em Florianópolis (SC) e que a imagem seja transmitida -por satélite, microondas ou fibra óptica- para os profissionais da Equitel, em Curitiba (PR). "O uso de novas tecnologias pela educação aumenta a velocidade de acesso ao conhecimento, amplia as fontes de conteúdo e cria novas formas de interação entre professores e alunos", afirmou João Vianney, coordenador do Laboratório de Ensino a Distância da universidade virtual catarinense. Segundo ele, professores da rede virtual precisam de treinamento especial para se adaptarem à tecnologia multimídia de ensino. Os alunos de engenharia de produção e de administração da universidade virtual de Santa Catarina podem utilizar uma empresa virtual para treinar seus conhecimentos nessa área. A UFSC criou a disciplina "Jogos de Empresas": os alunos gerenciam uma empresa fictícia via Internet. O objetivo é aumentar a produtividade da indústria, mas ela pode acabar falindo, caso não apliquem adequadamente as teorias recebidas em sala de aula. "O aluno se associa à empresa e aprende a comandá-la, durante um semestre", disse Vianney. Segundo ele, a universidade virtual catarinense vai lançar na Internet, no próximo ano, cursos abertos de introdução à computação gráfica e à engenharia de produção. "Não haverá nenhum pré-requisito para a participação nesses cursos", afirmou Vianney. Pós-graduação Para o engenheiro da área de planejamento de produção da Equitel, Carlos Alberto Abra, 34, que é aluno do mestrado a distância da UFSC, o curso on line oferece três vantagens. "Não precisamos interromper nossas atividades profissionais para fazer pós-graduação em outro Estado. Além disso, podemos aplicar imediatamente na empresa que trabalhamos os conceitos e teorias recebidos no curso. Em terceiro lugar, a empresa passa a ser o campo de atuação das informações recebidas. Não precisamos trabalhar em um laboratório, com simulações. O resultado do aprendizado é aplicado às necessidades diárias do nosso trabalho." Texto Anterior: Cursos virtuais da UFSC Próximo Texto: Exames exigem presença do estudante Índice |
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