São Paulo, domingo, 24 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sinais do inconsciente

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Muitos analistas e terapeutas costumam pedir aos seus analisandos que tragam o conteúdo dos seus sonhos para a sessão de análise. O material onírico é considerado, pelas diversas linhas terapêuticas, uma espécie de porta para o inconsciente ou, no mínimo, um atalho para o que não está ao alcance imediato da percepção.
Não é à toa que Freud e Jung dedicaram incontáveis páginas do seu trabalho ao delicado trabalho de interpretação dos sonhos.
Uma das maiores dificuldades, no entanto, é ter acesso, na manhã seguinte, ao rico tecido de imagens, sons, emoções e sensações oferecido durante a noite. Parece que a passagem ao "inconsciente proibido" vai sendo ofuscada pela luz do dia e os detalhes acabam se perdendo.
As técnicas de resgate e recordação dos sonhos são uma das partes mais interessantes do "Livro dos Sonhos - Guia Completo Para Você Entender Seus Sonhos e Aprender com Eles", publicado originalmente pela prestigiada editora inglesa Dorling Kindersley e lançado no Brasil pela Publifolha.
O processo de avaliação do livro para o público brasileiro teve a consultoria da presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, a psiquiatra Maria Zélia de Alvarenga.
O livro, didaticamente dividido em quatro partes, garante uma consulta rápida e fácil aos leitores. Há gráficos e exemplos que ensinam como tirar o máximo proveito do material.
Na introdução, os autores Julia e Derek Parker decifram o mecanismo do sono e explicam por que as pessoas sonham. A seguir, o livro traz técnicas para viabilizar a recordação dos sonhos e a anotação dos detalhes mais importantes, que podem ser usados posteriormente em processos de interpretação e análise.
Símbolos
A terceira parte deve ser vista com mais cuidado pelo leitor. Ela traz os temas mais frequentes dos sonhos e sugere os possíveis significados desse material.
Vale lembrar que o sonho revela uma pista, um símbolo que precisa ser desvendado. A interpretação pode se tornar pobre e redundante se for reduzida a uma explicação imediata de um fato isolado.
A última parte do livro traz uma espécie de dicionário com mais de 1.500 assuntos, situações e objetos que podem aparecer nos sonhos, com indicações das páginas em que as informações podem ser rapidamente encontradas.
Não se pode deixar de lado a cuidadosa edição do livro. Impresso em papel cuchê, com ilustrações e imagens belíssimas, o livro é um apetitoso convite a um mergulho no misterioso mundo dos sonhos.

Texto Anterior: A sedutora tradição do Islã
Próximo Texto: Faces da morte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.