São Paulo, domingo, 24 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cientistas registram galáxia mais antiga

JOSÉ REIS
ESPECIAL PARA A FOLHA

Em novembro de 1994, foi assinalada a galáxia mais afastada da Terra, SC1435+635, com 4,25 de desvio para o vermelho, mas em pouco tempo -menos de um ano-, esse recorde foi batido por um grupo europeu, que registrou galáxia ainda mais distante, com desvio para o vermelho de 4,4.
Desvio para o vermelho é medida de extensão em que a luz de objetos distantes é "esticada" para maiores comprimentos de onda pelo Universo em expansão.
Quanto mais longe o objeto, mais rapidamente está ele se movendo para maior distância, e a luz se desloca mais para o vermelho do espectro.
A descoberta da nova galáxia entusiasmou os astrônomos pelos requintes de tecnologia telescópica que foram utilizados. Esse tipo de tecnologia tem feito notáveis avanços nos últimos tempos.
A tênue luz que nos chega da galáxia formou-se quando o Universo tinha 10% de sua idade atual.
Apesar disso, a galáxia revela indícios de que as estrelas nela existentes já se haviam formado e percorrido o seu ciclo até a morte, quando seu conteúdo foi lançado no gás interelestar.
As primeiras imagens da nova galáxia foram obtidas por Sandro Domenico, Stefano Cristiani, Adriano Fontana e Emanuele Giallongo.
Mas os primeiros indícios de sua existência surgiram em 1993, quando Cyril Hazard descreveu um novo quasar, cujo espectro mostrava a ocorrência de uma nuvem entre o quasar e a galáxia.
Essa nuvem não está flutuando isolada no espaço, mas está dentro da galáxia, segundo afirmam os astrônomos.
Provar a teoria não é fácil porque a galáxia está bem na frente do quasar de luminosidade muito mais forte. Foi preciso acionar diversos artifícios para "recortar" a galáxia.

Texto Anterior: BIOÉTICA; ARQUEOLOGIA; DOR; ECOLOGIA; MACONHA; LARANJA; SAÚDE; PSICOLOGIA
Próximo Texto: Como foi possível pré-calcular as fases da Lua?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.