São Paulo, domingo, 24 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba o que é o Big Bang

DA REPORTAGEM LOCAL

A teoria do Big Bang (grande explosão, em inglês) é a hipótese hoje em dia mais aceita para explicar a origem do cosmo.
A explicação ganhou base factual com a observação, feita pelo astrônomo Edwin Hubble, de que as galáxias se afastavam uma das outras -que o Universo estaria em expansão. Elas se distanciam uma das outras como pontos na superfície de um balão de ar que está sendo inflado. Os pontos mais distantes dessa "bexiga" se afastam mais rapidamente do que aqueles que estão mais próximos um dos outros.
Essa expansão (a "explosão") teria começado a partir de um ponto extremamente denso e quente. A explosão teria criado o espaço e os elementos de que são feitos os corpos celestes.
Nos primeiros momentos da "criação", o universo seria uma nuvem de gás composta dos constituintes dos átomos (nêutrons, prótons e elétrons) e fótons (a luz é um feixe de fótons).
Como esse gás ainda era muito quente (equivalente a dizer que havia muita energia, movimento), os choques de partículas não permitiam que fossem formados os átomos.
Foi preciso que o Universo esfriasse para que surgissem átomos de hidrogênio e hélio (1 milhão de anos depois da "grande explosão"), a partir dos quais se formariam as galáxias.
Uma prova de que teria havido essa grande explosão seria a detecção da radiação dos primeiros tempos do cosmo. Isto é, seria possível captar as partículas que estariam viajando em todas as direções do espaço desde a criação, os traços do gás de fótons.
O físico norte-americano George Gamow (1904-1968) previu, em 1948, que essa radiação existiria, caso a teoria do Big Bang estivesse correta. Em 1964, os físicos norte-americanos Arno Penzias e Robert Wilson captaram essa radiação.
Alguns cientistas importantes contestam o Big Bang: a velocidade de algumas galáxias próximas seria diferente, o que refutaria a atual teoria da expansão.

Texto Anterior: Quando o Universo começou
Próximo Texto: Museu vira loja e restaurante
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.