São Paulo, domingo, 24 de novembro de 1996
Texto Anterior | Índice

'O Minotauro' peca pela ambição e falta de unidade

MÔNICA RODRIGUES COSTA
EDITORA DA FOLHINHA

"O Minotauro" é uma adaptação livre e ambiciosa, de Ricardo Leitte, do mito grego do Minotauro. O espetáculo procura contar a história de amor entre Ariadne e Teseu e a derrota do Minotauro em um grande número de cenas, bastante detalhadas.
A proposta resulta complexa e perde em unidade de estilo. Acaba fazendo uma mistura de comédia musical com episódios dialogados de ação e aventura, intercalados com a simples narração do enredo.
O ambiente é a ilha de Creta, com seu labirinto, construído por Dédalo. Ali está o Minotauro, que precisa de alimento humano para que a ilha mantenha-se próspera.
"O Minotauro" começa com uma extensa narração, difícil de ser ouvida, pois o volume da trilha é mais alto que o da voz da atriz.
A narradora imprime uma atmosfera de suspense e mistério que não combina com os ares angelicais das conversas entre a ingênua Ariadne e sua ama ou com o tom cômico das canções que fazem piadas sobre os temas gregos.
A cena que introduz Ariadne mostra a personagem cheia de tédio. A ama propõe novas brincadeiras. Ariadne pergunta: "Qual é a sua sugestão?" Abigail responde algo como: "Oh, minha perfeição caucasiana, minha uva de Dioniso, que tal uma volta pelo palácio?"
As cenas de ação são intercaladas com canções que comentam os acontecimentos, nesse tom.
O personagem Teseu entra em cena junto com os escravos gregos. Vieram para a festa do touro. Fingindo-se de escravo, Teseu veio de Atenas disposto a vencer o Minotauro pela força e astúcia.
O encontro entre ele e Ariadne não encanta. Mimada, Ariadne permanece desafiando Teseu, que debilmente se apaixona. Ariadne chora para sua ama, e a música que segue destitui a cena de encantamento. Abigail, irmã de Dédalo, pede socorro ao criador do labirinto, que lhe dá o fio de Ariadne.
Teseu entra no labirinto com Ariadne. O casal enfrenta o Minotauro. Sem nenhuma razão de ser, Abigail aparece e conduz Teseu e Ariadne à saída, e o espetáculo fica sem um final definido, no ar.

Peça: O Minotauro
Direção: Ricardo Leitte
Elenco: Viviane Alfano, Roberto Rocha, Vanessa Gerbelli, Valênia Santos, Marilia Passos, Achilles Cabral, Marcelo Góes, Rodrigo Bianchini e outros
Onde: teatro João Caetano (rua Borges Lagoa, 650, Vila Mariana, tel. 573-3774)
Quando: sábados e domingos, às 16h
Quanto: R$ 5,50

Texto Anterior: Xuxa quer reviver entusiasmo em show
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.