São Paulo, domingo, 24 de novembro de 1996
Próximo Texto | Índice

Novo Escort tem bom desempenho

No Brasil, carro vai custar a partir de R$ 18 mil

LUCIANO SOMENZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Ford começa a vender a partir do mês que vem o Escort 97, que agora será produzido na Argentina e importado para o Brasil. O novo modelo vai substituir o nacional.
A marca pretende comercializar o hatchback de quatro portas, nas versões GL e GLX, com preços entre R$ 18 mil e R$ 25 mil.
Na mesma faixa de preço, o mercado só oferece o Chevrolet Corsa Sedan, que custa R$ 18,5 mil, com direção hidráulica.
A diferença entre o Escort argentino e o que já foi lançado na Europa neste ano é mínima: o sul-americano tem suspensões recalibradas e motor com mais força em baixas rotações.
Menos de 4% dos componentes do antigo Escort foram aproveitados no novo, acabando de vez com o pouco que ainda havia de Volkswagen -quando as duas marcas formavam a Autolatina e produziam algumas plataformas em comum, como o Escort e o Logus.
A Folha experimentou o Escort 97 no campo de provas da Ford em Tatuí -a 135 km de São Paulo.
O conjunto motor/câmbio/suspensão é o grande diferencial. Tem desempenho bastante compatível com seu porte -chega aos 196 km/h, segundo a fábrica-, é firme em curvas e em retas e não faz perder tempo nas trocas de marchas.
Há espaço razoável para os passageiros no banco de trás e no porta-malas, que com 380 litros transmite a impressão de que cabe sempre uma maleta a mais.
A agilidade, principalmente em manobras curtas, seria perfeita se a empunhadura do volante fosse melhor, mais grossa. Até o diâmetro total do volante, nem muito grande, nem muito pequeno, está com boa medida.
Curiosamente, o painel do novo Escort não acompanha as linhas curvas arrojadas presentes no do Fiesta e no do Taurus. Apesar de os instrumentos estarem à mão, falta charme ao conjunto.
Com tecido simples, de boa qualidade, não há extravagância no acabamento interno. Apenas alguns ruídos vindos das forrações incomodam um pouco.
Externamente, também optou-se pelo desenho sóbrio, quase apagado. Nesse aspecto, perde para seus antecessores, que provocaram grande empatia no público.
No início do próximo ano, a Ford também começa a distribuir nas revendas da marca a versão perua do modelo.

LEIA MAIS sobre o Escort na pág. 6-3

Próximo Texto: Brindes estão embutidos no preço de concessionária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.