São Paulo, domingo, 24 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brindes estão embutidos no preço de concessionária

HENRIQUE SKUJIS
DA REPORTAGEM LOCAL

A concorrência entre as montadoras contagiou as concessionárias. Para atrair o cliente e oferecer um algo mais, muitas revendas autorizadas estão dando prêmios e brindes para o cliente que comprar um carro.
Vale tudo para cativar o consumidor: licenciamento pago, seguro grátis, bicicleta, passeio de helicóptero, toca-CDs, gasolina, lavagem, computador, toca-fitas e até aparelho de telefone celular.
Em princípio, o brinde parece atrativo, mas, na maioria dos casos, seu valor está embutido no preço do veículo: as concessionárias dão o brinde, mas reduzem o desconto ou pagam menos pelo seu usado em caso de troca.
Os presentes são apenas chamarizes para fisgar o consumidor mais desavisado.
A concessionária Automasa (VW), por exemplo, dá 2.000 litros de gasolina grátis para quem comprar Logus ou Pointer, carros que têm apenas mais um mês de vida.
O brinde, no valor aproximado de R$ 1.350, está quase todo embutido no preço do veículo: a Automasa pede R$ 17,3 mil na versão básica do Logus, enquanto o carro pode ser encontrado no mercado paralelo por R$ 16 mil.
Na Sopave (VW), o brinde, além de mil litros de gasolina, é uma lavagem completa por mês durante seis meses e a troca de óleo grátis na primeira revisão. Num cálculo aproximado, o pacote vale R$ 800.
A concessionária vende a Parati CL 1.8 96 por R$ 19 mil. Uma loja do mercado paralelo vendia o carro por R$ 18 mil.
O caso da concessionária Mais (Fiat) é semelhante. Todas as quartas-feiras, quem comprar qualquer carro zero ou usado na revenda ganha uma bicicleta importada de 18 marchas.
No entanto, a Mais vende o Palio EL 1.5 básico com pintura metálica ao preço de tabela (R$ 16,9 mil), enquanto é possível encontrá-lo no mercado por R$ 15,6 mil.
A diferença é de quase R$ 1,3 mil. A bicicleta em questão não custa mais de R$ 500.
Mas a promoção está dando resultado. O gerente de vendas da Mais, Ivair Santos Pereira, explica que "quarta-feira era o pior dia em vendas". Segundo Santos, após o início da promoção, a demanda foi equilibrada.
Som e computador
A concessionária Nova (GM) vende o Kadett GL 1.8, com pintura perolizada, equipado com travas elétricas das portas e alarme por R$ 16,6 mil. Como brinde, dá um toca-fitas.
Para a promoção ser compensadora para o bolso do consumidor, o toca-fitas tem de valer pelo menos R$ 450, já que o mesmo modelo do Kadett custa R$ 16,15 mil no mercado paralelo.
Na Sabrico (VW), a atenção do consumidor deve ser a mesma. A revenda dá um toca-CDs Sony na compra de um Golf. O carro é vendido pela Sabrico por R$ 22,1 mil, mas pode ser comprado por R$ 21,5 mil em outras lojas.
A concessionária Alta (VW) oferece um computador IBM Aptiva. A promoção é válida somente para leasing acima dos R$ 13 mil.
No caso de um Gol CL 1.8, o consumidor vai pagar uma entrada de 20% (R$ 3.600) mais 24 parcelas de R$ 1.020.

Texto Anterior: Novo Escort tem bom desempenho
Próximo Texto: EUA devem ter novo airbag a partir de 99
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.