São Paulo, terça-feira, 26 de novembro de 1996
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Mostra revela o cinema antifascista

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

Nem sempre, ou nem para todos, será fácil apreciar o ciclo "Antifascismo e Exílio no Cinema - Da Hollywood dos Anos 40 aos Nossos Dias", que se realiza de hoje até 8 de dezembro na Sala Cinemateca e no Centro Cultural São Paulo, e de 9 a 12 de dezembro no Instituto Goethe. O ciclo é parte do evento "Imagens do Exílio", iniciado no dia 18.
No total, serão exibidos 24 filmes. Os americanos -nove, todos realizados nos anos 40- estarão em versão original, sem legendas.
Há algumas raridades, como "A Quadrilha de Hitler" (The Hitler Gang, 1945), de John Farrow, ficção que procura mostrar Hitler e seu séquito como criminosos (embora omita a existência de campos de concentração na parte do mundo controlada pelos nazistas).
Não há de ter sido por ignorância, porque "A Sétima Cruz" (The Seventh Cross, 1944), de Fred Zinnemann, toca em assunto semelhante: a fuga de um antinazista de um campo de concentração, em 1936.
"Confissões de um Espião Nazista" (Confessions of a Nazi Spy, 1939), de Anatole Litvak, baseia-se em processo realizado em 1937, que flagrou a atividade de espiões alemães nos EUA.
Outros filmes são menos raros (passam em TV), como "O Grande Segredo" (Cloak and Dagger, 1946), de 1936, e "Cinco Covas no Egito" (Five Graves to Cairo, 1943), de Billy Wilder.
O Brasil vem representado por "Aleluia Gretchen", de Sylvio Back (1976), drama sobre alemães pró e antinazistas no sul do Brasil, nos anos 30 e 40.
Menos claro é o motivo que levou "Vidas Secas" (1963), de Nelson Pereira dos Santos, a ser programado: não há propriamente exílio ali, mas migração em vista da seca (mais a propósito seria a exibição de "Memórias do Cárcere", do mesmo diretor).
Entre os filmes mais recentes, os mais promissores são os alemães "No Próximo Beijo Dou-lhe um Tiro", biografia de Reinhold Schünzel, cineasta judeu que ficou famoso, essencialmente, por filmar na UFA até 1937, com permissão das autoridades, antes de fugir para os EUA, onde era considerado, no mais, como simpatizante do nazismo.
Por fim, o documentário "UFA - Mito e Realidade", aborda as três fases da célebre companhia produtora alemã (pré-nazismo, nazismo e pós-guerra), numa versão dublada em português (e em vídeo).
(IA)

Ciclo: Antifascismo e Exílio no Cinema
Quando: a partir de hoje
Onde: Sala Cinemateca (r. Fradique Coutinho, 361, tel: 881-6542, Pinheiros, zona oeste) e Centro Cultural São Paulo - Sala Lima Barreto (r. Vergueiro, 1.000, tel: 277-3611, Paraíso, região central); a partir de 8 de dezembro, no Instituto Goethe (r. Lisboa, 974, tel: 280-4288, Pinheiros, zona oeste). Acompanhe a programação no roteiro de cinema do Acontece

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