São Paulo, quinta-feira, 28 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP decide hoje se volta a aplicar tríplice

DA REPORTAGEM LOCAL; DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Secretaria da Saúde de São Paulo deve decidir hoje se a vacina tríplice (DPT), cuja aplicação está suspensa no Estado desde o dia 19, volta a ser oferecida pela rede pública de saúde.
A tríplice -contra difteria, tétano e coqueluche- é aplicada em crianças de dois meses a um ano.
Os médicos que acompanham os casos de reação adversa à vacina, que determinaram a suspensão em São Paulo, têm até o final da tarde de hoje para apresentar seu relatório, segundo Ricardo Oliva, coordenador da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde.
Se o acompanhamento das crianças mostrar que houve reação individualizada -possivelmente provocada por problema neurológico prévio ou combinação com remédios-, a vacina volta a ser aplicada imediatamente.
Se os relatórios levantarem suspeita sobre a qualidade do produto -possibilidade de contaminação, por exemplo-, serão feitos testes laboratoriais para apurar a origem do problema nesse lote de doses.
Nessa hipótese, não há data prevista para retomada da vacinação, que dependeria da entrega de novo lote pelo Ministério da Saúde.
Com a suspensão na rede pública, a tríplice ameaça desaparecer também das clínicas particulares.
Em algumas, houve aumento de mais de 100% na procura desde o dia 19 de novembro.

LEIA MAIS sobre a falta da vacina tríplice na pág. 3-3 e sobre saúde nas págs. 3-2 e 3-4

Texto Anterior: Saúde vive pior crise no governo FHC
Próximo Texto: Cirurgia é técnica de combate à obesidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.