São Paulo, quinta-feira, 28 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CD traz obra de Sviridov

WILLIAM LI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Acaba de ser lançado pelo selo Philips o CD "Russia Cast Adrift" (A Rússia à Deriva), ciclo de lieder do russo Georgii Sviridov (*1915).
O intérprete é o barítono Dmitri Hvorostovsky, acompanhado ao piano por Mikhail Arkadiev.
Sviridov ainda não goza de fama no Ocidente. Aluno favorito de Dmitri Shostakovich, já era um compositor popular na União Soviética, mas tornou-se mais apreciado na Rússia pós-soviética.
Várias são suas obras para coro ou ciclos de canções. Foi em 1977 que ele compôs "A Rússia à Deriva", baseado em poemas de Sergue‹ Eisenin.
Refratário às inovações pós-dodecafônicas ocidentais (música aleatória, eletroacústica, contrutivismo e outras cacofonias já fora de moda), a música de Sviridov se caracteriza por uma adesão ao neo-classicismo com influência da música folclórica russa.
E este CD é uma prova de que, quase um século após a revolução que tentou derrubar o sistema tonal, ele continua vivo graças à fidelidade dos músicos e dos ouvintes.

Disco: Russia Cast Adrift, Dmitri Hvorostovsky
Lançamento: Philips (importado)

Texto Anterior: Porto Alegre mostra arte em Montevidéu
Próximo Texto: Manchete será multada por nudez de 'Xica'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.