São Paulo, quinta-feira, 28 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manchete será multada por nudez de 'Xica'

CRISTINA RIGITANO
DA SUCURSAL DO RIO

O Juizado de Menores do Rio vai autuar a TV Manchete por considerar que a emissora gravou cenas em que a atriz Taís Araújo aparece nua antes que ela tivesse completado 18 anos.
Taís, que fez 18 na última segunda-feira, é a protagonista da novela "Xica da Silva", exibida pela emissora. A nudez da atriz será exibida no capítulo de hoje à noite.
As cenas teriam sido feitas em Diamantina (MG), no início da novela. A emissora e os pais da atriz negam que a cena tenha sido feita antes do aniversário dela.
Uma foto da cena em que Xica fica nua, divulgada na edição de terça-feira da Folha, foi considerada pelo Juizado de Menores a prova de que a imagem foi feita e veiculada antes de 25 de novembro.
Segundo a chefe da divisão de Fiscalização da 1ª Vara da Infância e da Juventude, Maria Júlia Monteiro, a Manchete será autuada por desobediência ao Estatuto da Criança e do Adolescente, que proíbe a exibição de menores nus.
A multa ficará entre 3 e 20 salários mínimos. A cena é um flashback do primeiro encontro entre o contratador José Fernandes e Xica.
Quando a cena do encontro dos dois foi exibida no início da novela, Taís só mostrou ombros, pernas e braços. Agora, ela mostra tudo. "Antes, rezei. Na hora, não me incomodei. Depois, foi horrível, me senti mal", diz Taís.
A pedagoga Mercedes Araújo, mãe de Taís, permitiu a gravação das cenas, mas avisa: "Não é porque ela está fazendo 18 anos que sairá nua toda hora".
O conservadorismo dos Araújo não intimida o diretor da novela, Walter Avancini. Ele pode repetir cenas de nudez com Taís. "Vai depender da necessidade da novela. Há interesse financeiro em que a nudez seja vista como pecado".
A maioridade da atriz resolve um problema para Avancini. Agora, as cenas de nudez de Taís Araújo poderão ser veiculadas sem proibições. "Taís pode gravar mais à vontade. Antes não podia aparecer nem o bico do seio. Como se o corpo fosse privilégio dos marcianos", diz Avancini.
A tese sobre nudez não sensibiliza Mercedes, que nem quis ouvir propostas das revistas masculinas "Ele & Ela", "Playboy" e "Sexy" para que Taís posasse despida. "A imagem passa, a foto fica", diz. A filha concorda. "Estou muito nova. Hoje, minha resposta é não."
Segundo Mercedes, a Rede Globo e uma outra emissora têm interesse em Taís, revelada em 95 como a Bernarda de "Tocaia Grande", da Manchete. "A Globo perguntou sobre a situação dela na Manchete. O contrato vai até julho de 97 e eles desistiram. A outra emissora não fez proposta oficial."
Avancini acredita que a novela vai atingir seu pico de audiência no capítulo de hoje.

Texto Anterior: CD traz obra de Sviridov
Próximo Texto: Museu Guggenheim faz maior retrospectiva de Ellsworth Kelly
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.