São Paulo, sábado, 30 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dresdner Trio toca no Masp

LUIS S. KRAUSZ
ESPECIAL PARA A FOLHA

Um trio pouco conhecido de uma cidade com uma ilustre tradição musical estará se apresentando hoje às 20h30, no Masp. É o Dresdner Trio, formado por três músicos da geração de 60: Roglit Ishay ao piano, Kai Vogler ao violino e Peter Bruns ao violoncelo.
A tradição alemã de música para esta formação estará representada por obras ultrafamosas: os trios nº 1 op. 8 e nº 2 op. 87 de Brahms e o trio nº 3 op. 110 de Schumann.
A primeira orquestra de Dresden (antiga Alemanha Oriental) surgiu há 450 anos, quando a municipalidade organizou e passou a manter seu primeiro conjunto de músicos. Compositores como Bach, Schumann, Wagner e Richard Strauss apresentaram, em Dresden, as premières de várias de suas obras.
O Dresdner Trio formou-se há apenas seis anos, durante o trabalho conjunto da pianista israelense Roglit Ishay e do violinista alemão Kai Vogler, no Marlboro Music Festival, em Vermont, EUA.
Embora o conjunto não tenha fama internacional, apresenta credenciais impecáveis e um programa coerente e consistente.
O escritor suíço Hermann Hesse (1877-1962) criticava a ênfase sobre os intérpretes -em detrimento dos compositores- na programação das salas de concerto.
Segundo a sensata lógica de Hesse, intérprete e instrumento estão a serviço da música, e não vice-versa. Pelo programa que apresenta o Dresdner Trio, basta que seus músicos sejam competentes para garantir uma excelente noite. E certamente eles o são.

Apresentação: Dresdner Trio
Quando: hoje às 20h30
Onde: grande auditório do Masp (av. Paulista, 1.578, tel. 251-5644)
Programa: trios nº 1 (op. 8) e nº 2 (op. 87) de Brahms; trio nº 3 (op. 110) de Schumann
Ingressos: R$ 10 e 5

Texto Anterior: Edição de luxo traça retrato multifacetado e crítico do país
Próximo Texto: Maré zweigueana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.