São Paulo, sábado, 30 de novembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Beth Carvalho revive a gênese do pagode

SYLVIA COLOMBO
DA REDAÇÃO

Posando de diva, a sambista carioca Beth Carvalho volta a gravar depois de cinco anos. "Brasileira da Gema" marca seu retorno à gravadora PolyGram e referenda a opção da artista pelo samba de Carnaval.
Na carona, a BMG põe em catálogo em CD três clássicos de sua carreira: "Nos Botequins da Vida" (1977), "No Pagode" (1979) e o divisor de águas "De Pé no Chão" (1978).
Estendendo a expressão "carioca da gema" para o resto dos brasileiros, Beth espera dissipar rumores de que existe uma cisão entre sambistas cariocas e paulistas.
"Há alguns anos gravei uma homenagem ao samba clássico da cidade de São Paulo, mas não me agrada musicalmente o que se faz aí hoje", disse a cantora, em entrevista à Folha.
O novo disco resgata as cordas para o repertório do samba, vilipendiado nos últimos tempos pela invasão dos teclados.
"Já usei teclados, mas acho artificial, não pode substituir uma batida de mão de verdade".
Cacique de Ramos
O disco traz composições da nova geração do Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos, que revelou entre outros Zeca Pagodinho e o grupo Fundo de Quintal.
Com o Cacique, nos anos 70, Beth mudou o formato do samba, incluindo nele instrumentos populares: repique de mão, cuícas, apitos e banjo.
"Brasileira da Gema" tem carnaval, partido alto e pagode. Além disso, tenta aproximar a imagem da sambista dos anos 90.
Para ficar em paz com o Rio desta década, Beth comunga até da campanha Rio 2004, o das Olimpíadas (o selo acompanha o cartaz de divulgação do disco).
Estréia em videoclipe -com a música de trabalho "Se Você Soubesse"- linguagem que até então sua obra não conhecia e inaugura também sua página na Internet.
Mas está de olho mesmo é em seu público fiel, o de outras décadas. Tempos em que os pratinhos com fotos do Pão de Açúcar eram não só mais populares como também um referencial para os cariocas.
No encarte do CD, os pratinhos trazem as imagens dos compositores que homenageia: Aldir Blanc, Nelson Cavaquinho, Sombrinha, Rildo Hora e Paulo César Pinheiro.

Disco: Brasileira da Gema
Lançamento: PolyGram
Preço: R$ 18, em média
Discos: Nos Botequins da Vida, De Pés no Chão e No Pagode (relançamentos)
Artista: Beth Carvalho
Lançamento: BMG Preço: R$ 18, em média

Texto Anterior: Ramone comenta "set list" dos Pistols
Próximo Texto: Desfile de formandos aponta talentos e desperta atenção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.