São Paulo, segunda-feira, 2 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Índice

Cafeína reduz peso do bebê

DA REPORTAGEM LOCAL

Mulheres grávidas devem parar de tomar café e de fumar, diz estudo realizado por pesquisadores do Hospital St. George, em Londres.
Os cientistas testaram amostras de sangue de 1.500 mulheres para determinar os níveis de cafeína e de um indicador da presença de uma substância do fumo chamada cotinina.
A pesquisa foi publicada na última edição da revista da Associação Médica Britânica ("BMJ").
Os resultados mostraram que o peso do recém-nascido está relacionado à quantidade de cafeína ingerida pelas gestantes -ele é menor nas mulheres que habitualmente consomem bebidas que contenham a substância.
Mas é necessário que as mães fumem para que ocorra o problema: o fumo impede que a cafeína seja eliminada do organismo.
Segundo os pesquisadores, os fumantes consomem 50% mais cafeína do que não-fumantes.
Os cientistas britânicos sugerem que o aumento do efeito da cafeína se deva ao fato de que, durante a gravidez, o metabolismo (processamento pelo organismo) dessa substância é reduzido.
"Parece razoável recomendar às mulheres que fumam que reduzam o consumo de cafeína, bem como que parem de fumar durante a gravidez", dizem os médicos.

Texto Anterior: Café forte aumenta colesterol, diz estudo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.