São Paulo, segunda-feira, 2 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Café forte aumenta colesterol, diz estudo

DA REPORTAGEM LOCAL

Pessoas que gostam de café forte, feito em cafeteira com filtros de metal ou de plástico, podem ter problemas de saúde.
Estudo publicado no último número da revista da Associação Médica Britânica ("BMJ") afirma que a bebida preparada desse modo pode levar ao aumento de um tipo de colesterol chamado LDL e a problemas no fígado.
O LDL, ou "mau colesterol", é responsável pela aterosclerose, doença que leva ao entupimento dos vasos sanguíneos, principalmente os do coração.
Segundo os pesquisadores, da Wagenigen Agricultural University (Holanda), o café menos filtrado ou forte levou ao "aumento significativo" dos níveis de LDL: entre 9% e 14%. De acordo com os cientistas, "ainda havia aumento dos níveis dessa substância no sangue seis meses após o teste".
Os cientistas também testaram os níveis de uma proteína do fígado (alanina aminotransferase), a qual está ligada ao bom funcionamento do órgão.
Os resultados mostraram que 8 dos 22 voluntários apresentaram excesso dessa proteína. Segundo eles, três dos voluntários apresentaram níveis duas vezes maiores do que os limites normais de alanina aminotransferase.
Segundo os pesquisadores, os altos níveis de alanina aminotransferase persistiram enquanto os voluntários tomaram o café.
Os cientistas afirmam que duas substâncias encontradas nesse tipo de café -cafestol e kahweol- podem estar ligadas ao aumento dos níveis de LDL. Estudos anteriores já haviam mostrado uma ligação entre essas substâncias e colesterol e enzimas do fígado.
No caso do café espresso, seriam necessárias 25 xícaras para ocorrer a mesma concentração de substâncias encontrada no café de cafeteira.

Texto Anterior: Combates voltam a Burundi e colocam milhares em fuga
Próximo Texto: Cafeína reduz peso do bebê
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.