São Paulo, segunda-feira, 2 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lisboa fica em "estado de sítio"

JAIR RATNER
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE LISBOA

Para garantir a segurança dos 54 líderes políticos que estão hoje na capital portuguesa para a reunião da Organização para a Segurança e Cooperação Européia, Lisboa está praticamente em estado de sítio.
Todos os policiais da cidade foram mobilizados e algumas das principais avenidas vão ficar horas fechadas ao trânsito.
Os transportes públicos vão funcionar com menor frequência do que nos dias normais.
Nas avenidas que vão do aeroporto para o bairro onde se encontram os principais hotéis e que ligam estes ao local da reunião, o trânsito será interrompido cada vez que passar uma das 53 delegações estrangeiras.
Nas ruas onde estão localizados os hotéis de luxo, os automóveis estarão impedidos de circular até amanhã. Cada pedestre que pretende circular por essas ruas será acompanhado por um policial durante o percurso.
Para aliviar o caos, o governo decretou feriado na cidade para hoje e ponto facultativo amanhã. Mas essa medida foi contestada pelos comerciantes. Eles anunciaram que permanecerão abertos durante os dois dias e convidaram os lisboetas a fazer hoje as compras de Natal.
Uma manifestação marcada pelo Partido Comunista Português contra a conferência foi proibida. A proibição gerou mal-estar no governo socialista, que acabou por pedir desculpas. No entanto, a manifestação só vai poder se realizar longe da conferência.
(JR)

Texto Anterior: Encontro opõe Rússia ao Ocidente
Próximo Texto: Euromoeda só será usada em seis países
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.