São Paulo, segunda-feira, 2 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Combates voltam a Burundi e colocam milhares em fuga

Zaire acusa Uganda de invasão de território

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os combates entre os rebeldes hutus e o Exército tutsi de Burundi (África Central) foram retomados e já causaram a fuga de milhares de pessoas em direção à Tanzânia.
Rebeldes hutus (maioria no país) lançaram cinco ataques contra bases do Exército tutsi.
Mais de 150 mil pessoas morreram na guerra civil do país desde o seu início, há três anos.
Zaire
O Zaire acusou Uganda de invadir o seu território e ameaçou retaliar o ataque. Segundo jornais, 23 pessoas morreram na ofensiva contra rebeldes de Uganda que se escondiam no Zaire.
O ministro da Informação do Zaire, Boguo Makeli, disse que as tropas ugandenses atacaram o país próximo à cidade de Kasindi (leste). Uganda negou envolvimento.
Acusações similares foram feitas a Ruanda quando os tutsis do Zaire conquistaram o leste zairense. O Exército e o governo de Ruanda são controlados pelos tutsis.
Foram esses ataques que levaram à recente crise de refugiados na região e à criação de uma força multinacional para alimentá-los.
Ontem, a força multinacional levou a primeira parte da ajuda humanitária (remédios) até a Tanzânia, para depois levá-la ao Zaire.
A saída dos refugiados de seus campos por causa dos ataques dos tutsis evitou ontem um desastre.
Um vulcão sofreu erupção no Zaire próximo a um campo de refugiados que tinha sido abandonado. O "rio" de mais de 10 km de lava ameaçava um parque que serve de abrigo a gorilas raros.
Motim
Na República Centro-Africana, um motim do Exército já causou a fuga de moradores da capital, Bangui, e o estabelecimento do toque de recolher. O governo promete usar a força contra o terceiro motim de militares neste ano.

Texto Anterior: Estado de madre Teresa torna-se crítico
Próximo Texto: Café forte aumenta colesterol, diz estudo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.