São Paulo, domingo, 8 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homem também tem 'calores'

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Cerca de 1% dos homens que envelhecem enfrentam sintomas bastante conhecidos pelas mulheres na menopausa: calores pelo corpo, suor intenso, irritação, desânimo, diminuição do desejo sexual e ossos mais fracos.
Esse processo é chamado por alguns especialistas de andropausa ou viripausa. A causa é uma diminuição rápida ou intensa dos níveis da testosterona produzida pelo organismo.
Nesses casos, da mesma forma que as mulheres devem tomar hormônios femininos (estrógeno e progesterona), a reposição com o hormônio masculino é fundamental para reverter essas sensações.
Segundo Maria do Carmo Sitta, estudos também mostram que muitos pacientes idosos com maior incidência de problemas cardiovasculares tinham níveis mais baixos de testosterona.
O hormônio protegeria o homem contra alterações do colesterol -um dos maiores fatores de risco para os infartos.
Diminuição dos pêlos, pele flácida, perda de desejo sexual, diminuição da massa muscular e deposição de gordura no corpo são outros sinais de que os níveis de testosterona podem estar baixos.
Maria do Carmo lembra que o idoso que tem atividade física regular pode, naturalmente, aumentar os níveis de testosterona e de DHEA do seu corpo. Essas elevações melhoram a massa muscular, deixam os ossos mais fortes e podem até dispensar o uso de hormônios externos.
(JB)

Texto Anterior: DHEA é nova 'febre' nos EUA
Próximo Texto: Saiba o que prometem os hormônios que "retardam" o envelhecimento dos homens
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.