São Paulo, domingo, 8 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Procura por 'hormônio milagroso' cresce

ALEXANDRA OZORIO DE ALMEIDA
DA REPORTAGEM LOCAL

Chegando para complementar a malhação, o regime e os tratamentos de última hora para enfrentar o verão, o DHEA surge como o novo "must" da estação.
O hormônio "milagroso" promete uma melhora no humor, aumento de energia e libido, fortalecimento muscular e do sistema imunológico e prevenção de câncer e doenças do coração.
Lojas que vendem vitaminas e suplementos alimentares encomendaram grandes remessas do produto, que devem chegar ao mercado brasileiro em dezembro.
O preço do medicamento varia de acordo com a quantidade de DHEA, em miligramas, em cada unidade. Os vendedores estimam que o preço fique em torno de R$ 45.
"A procura por DHEA é absurda. Meu carregamento nem chegou, e já tenho 80 frascos vendidos", diz Marlene Mourão, proprietária do Per Te Alimentari.
O DHEA é mais procurado por homens. "Cerca de 90% do público consumidor de DHEA é masculino, em geral de 30 anos para cima", diz Mourão.
"Os homens estão muito preocupados com o rejuvenescimento", completa. "Estão muito vaidosos, mas não querem assumir. A maioria vem comprar esses produtos e diz que é encomenda para o cunhado ou para o primo."
Melatonina
Outro hormônio que também está sendo muito procurado é a melatonina. Presente no mercado brasileiro há cerca de um ano, o hormônio é consumido por homens e mulheres.
A melatonina promete melhorar o sono, proteger as células dos estragos causados por radicais livres, reforçar a imunidade e prevenir o câncer.
Mourão, que toma melatonina há um ano e meio, diz que os resultados são excelentes.
"A melatonina é antidepressiva e faz muito bem para a pele. Me ajuda a dormir bem, mas não vicia", diz.
Mas ela aponta um efeito colateral: "Minha memória piorou bastante depois que comecei a tomar a melatonina. Às vezes faço coisas duas vezes, como trancar a porta e em seguida ir trancar de novo."
A melatonina está proibida no Brasil, e o DHEA é vendido irregularmente. A reportagem da Folha não encontrou nenhum obstáculo para comprar os produtos.
Segundo José Antonio Diniz, proprietário da Vita Verde, apenas a Pantheon, importadora de vitaminas e suplementos, obteve uma liminar que permite a comercialização dos produtos no país.

Onde encontrar - Cia. das Vitaminas USA: (011) 883-1720. Per Te Alimentari: (011) 870-1558. Vita Verde: (011) 240-9081.

Texto Anterior: Perder peso e abolir sal melhoram a pressão; Livro atualiza avanços em doenças do sangue; Radioterapia ajuda as coronárias operadas; Médicos respondem a dúvidas sobre plástica; Menopausa não causa depressão feminina; Novo antibiótico combate tracoma; Deficientes têm associação na Internet
Próximo Texto: Venda de melatonina é proibida no país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.