São Paulo, domingo, 8 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Perder peso e abolir sal melhoram a pressão; Livro atualiza avanços em doenças do sangue; Radioterapia ajuda as coronárias operadas; Médicos respondem a dúvidas sobre plástica; Menopausa não causa depressão feminina; Novo antibiótico combate tracoma; Deficientes têm associação na Internet

JULIO ABRAMCZYK

Perder peso e abolir sal melhoram a pressão
Médicos da Faculdade de Saúde Pública Johns Hopkins, nos Estados Unidos, controlaram idosos hipertensos na restrição de sal e perda de peso, quando obesos. Em 30 meses, 40% dos 585 pacientes, sem remédios, normalizaram a pressão arterial.

Livro atualiza avanços em doenças do sangue
Os avanços no diagnóstico e tratamento das doenças do sangue, para médicos da clínica geral, estão no livro "Hematologia e Hemoterapia", de Therezinha Verrastro, Therezinha Ferreira Lorenzi e Silvano Wendel Neto, lançado pela Editora Atheneu.

Radioterapia ajuda as coronárias operadas
Na reunião anual da Associação Americana de Cardiologia, em novembro, o médico Paul Teirstein, da Califórnia, mostrou que radioterapia após a realização de angioplastias poderia evitar a reestenose que ocorre em 30% das coronárias desobstruídas.

Médicos respondem a dúvidas sobre plástica
Para as dúvidas mais comuns que as pessoas têm sobre cirurgia plástica, Roberto Farina e Gláucio Farina respondem em forma de perguntas e respostas no livro "Cirurgia Estética e Reparadora - Tudo o que Você Gostaria de Saber", da Editora Campus.

Menopausa não causa depressão feminina
Atribuir depressão em mulheres à menopausa é injustificável, pois não há relação entre concentração de hormônios femininos e o estado depressivo, de acordo com editorial da revista "British Medical Journal", da edição do dia 16 de novembro.

Novo antibiótico combate tracoma
O tracoma, uma infecção nos olhos, é conhecido desde o tempo dos faraós, no Egito. Um novo antibiótico, azitromicina, está sendo usado no tratamento da doença, que pode levar à cegueira, em substituição à pomada oftálmica de tetraciclina.

Deficientes têm associação na Internet
A Associação de Pais e Amigos de Pessoas Portadoras de Deficiências, dos funcionários do Banco do Brasil, comemorou o Dia Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiências inaugurando seu endereço na Internet, a rede mundial de computadores: (http://www.apabb.com.br).

E-mail julio@uol.com.br

Texto Anterior: Saiba o que prometem os hormônios que "retardam" o envelhecimento dos homens
Próximo Texto: Procura por 'hormônio milagroso' cresce
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.