São Paulo, domingo, 8 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ala Szerman foi acrobata de circo

LUÍS PEREZ
DA REPORTAGEM LOCAL

O primeiro emprego da professora de ginástica mais famosa do Brasil foi aos "20 e poucos anos" como acrobata de um circo. Mas ela não aguentou mais de três dias.
"Foi logo que cheguei ao Brasil, vinha da Polônia", conta a empresária Ala Szerman, que nasceu na Rússia. Segundo ela, nos países do Leste Europeu, ser artista de circo era muito valorizado.
"Era o melhor que alguém poderia alcançar na época do comunismo. Eu achava que aqui era a mesma coisa. Mas não era verdade, era outro nível."
O primeiro emprego dela, de fato, foi o que considera "subemprego" em uma loja do Bom Retiro (região central de São Paulo).
"Não trabalhava nem como vendedora, porque nem sequer falava português. Era um trabalho de arrumar prateleiras, marcar códigos, fazer embrulhos."
O que ela achava pior era não poder usar todos os conhecimentos que tinha, de educação física e ginástica olímpica.
Ala já era formada, mas teve de refazer o curso aqui. "Comecei a dar aulas quando aprendi a contar até dez", diz. Mas por que o Brasil? "Meu pai teve um convite para trabalhar aqui, em uma empresa de engenharia."
(LPz)

Texto Anterior: Teste se você tem perfil de vendedor
Próximo Texto: CARTAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.