São Paulo, domingo, 8 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil já fez mais sucesso

DANIEL CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Segundo Renata Pallottini, 65, professora de dramaturgia e membro de um núcleo de estudos sobre telenovelas da Escola de Comunicações e Artes da USP, as novelas brasileiras já fizeram mais sucesso no exterior.
A especialista aponta a qualidade das produções brasileiras e a necessidade de dublagem como empecilhos para a exportação.
"A telenovela brasileira se afastou do dramalhão e ficou mais inteligente, menos acessível", diz.
Segundo ela, México e Argentina fazem mais sucesso hoje porque produzem "melodramas fáceis". Além disso, suas produções não precisam de dublagens nos países de língua espanhola.
"Com certeza, 'O Rei do Gado' vai passar em Cuba. Como é que eles vão manter o tom caipira do Bruno Mezenga?", pergunta.
Mercado
Segundo especialistas, o mercado mundial de telenovelas seria dominado atualmente por México, Venezuela, Colômbia, Argentina e Brasil, nessa ordem.
A Globo é a maior exportadora do Brasil. Seu maior sucesso foi "A Escrava Isaura", exibida em mais de 80 países. A emissora fatura cerca de US$ 30 milhões por ano com exportações.
A Manchete é a segunda exportadora. Já vendeu "Xica da Silva" para a RTP, de Portugal.
O SBT ainda negocia suas primeiras exportações para a SIC, de Portugal.
(DC)

Texto Anterior: 'Chiquititas' é a novela mais exibida
Próximo Texto: Colômbia vende pela Internet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.