São Paulo, domingo, 8 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Chiquititas' é a novela mais exibida

DANIEL CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

A novela argentina "Chiquititas" é a mais exibida atualmente no mundo todo. O sucesso internacional da novela quase seduziu o SBT, que pretendia co-produzir uma versão para exibi-la no Brasil, mas cancelou o projeto por falta de verbas.
O dramalhão -ambientado em uma creche onde vivem oito meninas carentes- está passando em pelo menos cinco países (Estados Unidos, Venezuela, Uruguai, Argentina e Israel).
A informação é da jornalista norte-americana Yolette Nicholson, 27, editora de textos do jornal "Chicago Tribune".
Yolette mantém o maior site sobre telenovelas da Internet (http://www.xsite.net/~yoletten), com textos em inglês e espanhol.
No site, Yolette informa as novelas que estão em exibição em 11 países, incluindo Brasil, México, Porto Rico, Chile, Colômbia e Rússia. Nem todos os países têm informações atualizadas.
Apesar de a home page não incluir Portugal e Cuba (dois grandes consumidores de novelas, principalmente brasileiras), fica evidente a supremacia das novelas mexicanas e argentinas, em termos de exportação.
Pelo levantamento da jornalista, a novela brasileira de maior sucesso no exterior atualmente seria "A Próxima Vítima", no ar na Rússia e no Uruguai.
Nos canais hispânicos dos EUA (Galavision, Univision e Telemundo), 25 telenovelas estão sendo exibidas no momento. A maioria é mexicana.
No site de Yolette, o internauta fanático por folhetins pode obter informações sobre 243 novelas, a maioria com fotos do elenco.
Yolette diz que teve a idéia de fazer um catálogo na Internet quando descobriu que não havia nada sobre novelas na rede.
A primeira novela a ser catalogada foi a mexicana "Corazon Salvaje" (Televisa, 1993), a preferida da jornalista.

Texto Anterior: Trama faz Lucélia chegar a 100 kg
Próximo Texto: Brasil já fez mais sucesso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.