São Paulo, domingo, 8 de dezembro de 1996 |
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Para a Fiat, fato é "uma coincidência"
MARIANA SGARIONI
Segundo Carneiro, a montadora nunca recebeu nenhuma reclamação desse tipo. "Essas pessoas tiraram o bilhete de sorte na loteria. A Fiat só terá uma posição sobre o caso, após submeter os carros a uma análise científica rigorosa." Carneiro diz que recentemente a empresa criou o Fiat Code, um circuito eletrônico de chaves que atua diretamente na ignição. O motor só pode ser acionado com a chave original, pois o sistema é ativado pela leitura de um código. "Com o Fiat Code, é impossível haver repetições." Ele explica que repetições eventualmente podem ocorrer, já que o Uno é um carro muito fabricado. "Recebemos a tabela com os segredos da matriz da Fiat, na Itália. Os novos projetos já estão saindo com 10 mil combinações diferentes." A Volkswagen e a General Motors disseram que não possuem estatísticas significativas sobre reclamações de repetições de combinação de chaves. A Ford não soube informar se há reclamações desse tipo. A Ford e a GM estão lançando no Brasil novos sistemas de fechamento contra furto. A VW ainda não dispõe, no país, de sistema similar. Segundo a GM, Vectra, S10 e Blazer contam com sistema de travamento central. A ignição só é acionada após a leitura do código de identificação, colocado no interior das chaves. Em caso de perda da chave, a montadora afirma que é possível reprogramar o código. O Ford Fiesta CLX 1.4 16V também tem um sistema de leitura de código eletrônico contido nas chaves. (MSg) Texto Anterior: Chaves iguais abrem carros diferentes Próximo Texto: Vans importadas mostram poucas diferenças Índice |
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