São Paulo, segunda-feira, 9 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governos prometem combate à pobreza em todo o hemisfério

34 países assinam declaração que pede custo social menor

MARTA SALOMON
ENVIADA A SANTA CRUZ DE LA SIERRA

Representantes de 34 países da América se comprometeram, na Bolívia, a reduzir o custo social e ambiental de seus projetos de desenvolvimento econômico e abertura de mercado.
A declaração de Santa Cruz de la Sierra -resultado da Cúpula das Américas sobre Desenvolvimento Sustentável- lista 65 iniciativas que os governos do hemisfério deverão seguir para promover melhor qualidade de vida das populações e preservar o meio ambiente.
Um relatório recente das Nações Unidas aponta um baixo nível de desenvolvimento humano no Brasil e nos países vizinhos.
A versão final do documento de Santa Cruz deixou de fora o compromisso dos países em garantir o consumo de, pelo menos, 2.700 calorias por dia por habitante.
Pobres
Mas manteve destaque especial ao combate à pobreza -considerado o maior desafio do continente no momento.
"Não se pode discutir o meio ambiente sem discutir a questão da pobreza. E, para superarmos a pobreza, muitas vezes adotamos medidas ambientais, como o tratamento da água", disse o presidente Fernando Henrique Cardoso.
O cumprimento do plano de ação traçado em Santa Cruz pode estar ameaçado pelo esvaziamento da reunião. Apenas 14 dos 34 países foram representados pelos presidentes.
O acompanhamento do que foi decidido caberá à OEA (Organização dos Estados Americanos).
Em seu discurso na cúpula, FHC reagiu à tentativa de usar a proteção do meio ambiente como pretexto para restringir o acesso de países ao comércio internacional -uma posição dos EUA.

Texto Anterior: Dez grupos têm interesse
Próximo Texto: Documento da 'esquerda' do PT critica a direção e acirra crise
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.