São Paulo, segunda-feira, 9 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLONIAIS

O primeiro europeu a chegar à região atualmente ocupada por Colônia foi o explorador Juan Diaz de Solis, em 1516. Com apenas seis companheiros de viagem, ele foi emboscado e morto pelos índios. Alguns documentos da época relatam que os europeus foram comidos pelos nativos. Os portugueses chegaram por volta de 1680 e ocuparam a cidade como um ponto para fazer contrabando.
*
Um dos aspectos mais marcantes da pequena cidade uruguaia é a onipresença do rio da Prata. Além de quase todas as ruas terminarem nele, o rio muda de cor ao longo do dia. Pela manhã parece prateado, à tarde lembra cobre e ao entardecer fica levemente dourado.
*
A influência deixada pela colonização portuguesa não parece se refletir nos restaurantes de Colônia. Assim como em Buenos Aires, a carne é quase onipresente.
*
Entre os museus de Colônia destacam-se o belo edifício do Museu Espanhol, o Museu Municipal e o Museu Português, que possui uma simpática coleção de mobiliário do século 18.

Texto Anterior: Obra ameaça a herança lusa de Colônia
Próximo Texto: Cassino do Líbano volta após a guerra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.