São Paulo, segunda-feira, 9 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulher tocou destilaria durante 21 anos

CELSO PINTO
DO ENVIADO ESPECIAL AO REINO UNIDO

Cardhu é uma pequena e charmosa destilaria do vale do rio Spey, no norte da Escócia a cerca de 60 km do aeroporto de Inverness, com duas curiosidades.
Ela foi a primeira destilaria administrada, e muito bem, por uma mulher, Elizabeth Cumming, de 1872 a 1893, quando foi vendida para John Walker & Sons.
Outro ponto interessante é que Cardhu, como tantas outras destilarias na Escócia, nasceu como uma destilaria ilegal, numa fazenda, ajudada pelo difícil acesso ao lugar. John Cumming, pai de Lewis, marido de Elizabeth, arrendou a fazenda em 1811, mas só em 1824 a destilaria foi legalizada.
Cardhu conserva o ar de uma pequena fazenda, com seus prédios cobertos de líquen, pastos e gado.
O processo de destilação ainda é, em grande medida, o mesmo da época do contrabando.
O malte produzido é macio, suave e, ao mesmo tempo, encorpado, envelhecido 12 anos em barris de carvalho americano antes usados para produzir "bourbon", o uísque de milho dos EUA.
O malte começou a fazer sucesso no século passado, e o segredo, segundo os produtores, está na qualidade da água e no formato dos alambiques de cobre, dois ingredientes mantidos intocados.
A destilaria produz 1,5 milhão de litros por ano de malte e recebe algo como 25 mil visitantes anualmente, mas nada lembra agitação.
Ela opera com apenas oito trabalhadores diretos na produção. Só no verão, com o aumento do turismo, somam-se mais oito funcionários na casa de visitação.
Numa construção antiga e robusta, com paredes grossas de pedra, chão de terra e temperatura naturalmente baixa, estão estocados 10 mil barris de 250 litros.
Entre eles, uma partida especial em nome do príncipe William, filho do príncipe Charles, estocada no ano de seu nascimento e que será aberta no ano 2000, quando tanto o malte quanto William tiverem 18 anos.
O frio no envelhecimento do uísque não é por acaso.
Ao ser estocado por 12 anos, perde 28% do conteúdo por evaporação -o que os escoceses chamam de "a parte do anjo".
Elizabeth se transformou numa pioneira feminista do uísque porque ficou viúva cedo, com três filhos. Seu trabalho é reconhecido e admirado. Foi ela quem deu um impulso à destilaria e transformou Cardhu no malte central da mistura da qual resulta o "blended" Johnnie Walker.
O interesse de John Walker pela destilaria veio daí. Preocupado em garantir o malte, resolveu comprar a destilaria em 1893. A reverência aos Cummings continua preservada na casa de visitas de Cardhu.

Texto Anterior: Destilaria aproveita o frio local
Próximo Texto: Edimburgo é portão da Escócia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.