São Paulo, terça-feira, 10 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU autoriza Iraque a vender petróleo

Produto será trocado por comida

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O secretário-geral da ONU, Boutros Boutros-Ghali, autorizou o Iraque a retomar a venda de seu petróleo depois de seis anos de proibição.
O país poderá vender, a partir de hoje, US$ 2 bilhões em petróleo por um prazo de seis meses. O dinheiro será usado na compra de alimentos e remédios.
O Iraque estava proibido de exportar o produto desde agosto de 90, quando suas tropas invadiram o Kuait, iniciando a Guerra do Golfo. Os iraquianos celebraram a notícia dando disparos para o ar.
Um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA afirmou que o acordo não é um sinal de que as sanções contra o regime de Saddam Hussein serão progressivamente relaxadas.
Órgãos da ONU estimam que 180 mil crianças iraquianas menores de cinco anos sofrem de desnutrição por causa das sanções.
O Conselho de Segurança da ONU se recusa a revogá-las enquanto não houver garantias de que Iraque destruiu armamento pesado e não possui meios para fabricá-lo.

Texto Anterior: Sequestro foi em 14 de agosto
Próximo Texto: Parlamento belga absolve vice-premiê
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.