São Paulo, terça-feira, 10 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sequestro foi em 14 de agosto

DO BANCO DE DADOS

Os engenheiros da Andrade Gutierrez Demétrio Mendonça Duarte, 38, e Eduardo Batista de Oliveira Resende Costa, 39, foram sequestrados no dia 14 de agosto. A ação aconteceu na região de Villavicencio (a 80 km de Bogotá).
Eles trabalhavam nas obras da rodovia que liga Villavicencio à capital colombiana e foram levados por guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), organização de esquerda, surgida em maio de 1964, que atua na região.
Os guerrilheiros, vestindo uniformes militares, pararam o carro dos engenheiros e os levaram, provavelmente, para uma região montanhosa perto do local. Não houve resistência por parte dos brasileiros.
Duarte, que atuava como gerente na obra, é casado e tem dois filhos. Trabalha há 15 anos na Andrade Gutierrez. Costa, seu assistente, está há dez anos na empresa, é separado e também tem dois filhos. Ambos moravam em Villavicencio na época do sequestro.
Durante o tempo em que os engenheiros ficaram sequestrados, houve informações de que as Farc pediram US$ 1 milhão como resgate, além de duas camionetes e a restauração da rodovia em que trabalhavam os brasileiros.
Os sequestros realizados pelas guerrilhas na Colômbia são altamente rentáveis. No ano passado, US$ 530 milhões foram pagos em resgates, valor que equivale a 0,9% do PIB (soma das riquezas produzidas pelo país) colombiano.

Texto Anterior: Farc rejeitam libertar soldados
Próximo Texto: ONU autoriza Iraque a vender petróleo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.