São Paulo, sexta-feira, 13 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TJ suspende liminar que permitia matrículas na Experimental

EUNICE NUNES
ESPECIAL PARA A FOLHA

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ), desembargador Yussef Said Cahali, suspendeu ontem liminar que autorizava as matrículas na pré-escola da EEPSG Dr. Edmundo de Carvalho, mais conhecida como Experimental da Lapa (zona oeste).
A liminar foi concedida em ação civil pública movida pelo Ministério Público. Por força dessa medida, as matrículas já foram feitas.
Um dos argumentos do governo é que as 310 crianças da Experimental não terão prejuízo, pois há vagas nas duas pré-escolas municipais da região.
Os pais afirmam ter feito um levantamento e descoberto que a Emei Noêmia Hipólito tem apenas 17 vagas de 1º pré, 2 de 2º e nenhuma de 3º. A Emei Santos Dumont não teria nenhuma vaga.
Prejuízo pedagógico
Ainda que houvesse vagas para todos, argumentam, as crianças teriam prejuízo com a interrupção do aprendizado, porque o projeto pedagógico da Experimental começa nos três anos de pré-escola, prosseguindo depois nos oito anos do 1º grau. Ela é a melhor escola de 1ª a 4ª série da Grande São Paulo, segundo dados do governo.
Desde o anúncio da desativação da pré-escola, uma comissão de pais e professores tenta fazer o governo estadual desistir do fechamento.
Até ontem à noite, oito pessoas estavam em greve de fome na escola, em protesto contra o fim da pré-escola.
A Associação de Pais e Mestres (APM) propõe que o governo ceda o espaço da pré-escola e uma verba anual. Com isso, a APM administraria a pré-escola e poderia mantê-la, assegurando um ensino de qualidade às crianças da região.
A pré-escola da Experimental custa cerca de R$ 5,1 mil reais por mês aos cofres do governo.

Texto Anterior: Fundão é aprovado no Senado e vai agora à sanção presidencial
Próximo Texto: Teste de matemática do ITA é questionado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.