São Paulo, sexta-feira, 13 de dezembro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Região carece de lazer e emprego

DA REPORTAGEM LOCAL

O arquiteto Julio Neves, que projetou a nova Faria Lima e agora está participando do concurso para a revitalização do centro, acredita que a região só será recuperada com projetos que criem no local habitação, emprego e lazer.
Neves evitou comentar sua proposta, ainda não apreciada pelo júri, mas disse que defende nela o uso do espaço aéreo no entorno da ferrovia, especialmente próximo à Zona Cerealista, para novos projetos.
No centro velho, ele vê uma vocação de trabalho em escritórios.
"Para recuperar o centro, é preciso uma política de incentivos e financiamentos para novas construções, com juros diferenciados e prazos mais longos."
Outra medida urgente, para ele, é tirar os camelôs das ruas. "Eu sei que é delicado falar isso, mas não vai haver recuperação enquanto as ruas estiverem cheias de camelôs."
O arquiteto Roberto Loeb propõe a interligação das vilas da região, que ficariam unidas, intercomunicantes.
Loeb diz que, com as interligações e um enfoque maior no uso habitacional, as vilas vão ganhar mais qualidade de vida.
"Só a arquitetura não resolve o problema da decadência. Hoje, os mendigos e viciados em crack vivem numa praça atrás da Secretaria da Fazenda e consomem droga em cima de um granito maravilhoso."

Texto Anterior: Concurso quer recuperar área central
Próximo Texto: Parque Dom Pedro deve virar pólo cultural
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.